Diário de São Paulo
Siga-nos
Brasília

Polícia Federal prende bolsonarista suspeita de organizar atos golpistas em Brasília

A mulher foi apontada como uma das principais responsáveis pela ação violenta no DF

Polícia Federal prende bolsonarista suspeita de organizar atos golpistas em Brasília - Imagem: reprodução
Polícia Federal prende bolsonarista suspeita de organizar atos golpistas em Brasília - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 11/01/2023, às 11h21


Na última terça-feira (10), a Polícia Federal (PF) prendeu a bolsonarista Ana Priscila Azevedo, apontada como uma das organizadoras dos eventos golpistas no Distrito Federal, além de ser acusada de incitar a violência na invasão à Esplanada dos Ministérios no domingo (08).

Ana Priscila foi presa por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), em Luziânia, no Entorno do DF, e levada para a capital federal.

De acordo com as investigações, apuradas pelo G1, Azevedo é suspeita de organizar os atos em Brasília. Nas redes sociais, ela é acusada de incitar aos bolsonaristas o uso da violência para conseguir uma "tomada de poder".

Mesmo tendo sido presa somente na terça-feira, há registros da participação de Ana Priscila na ocupação golpista em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

No dia da inavasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, a suspeita compartilhou registros perto da rampa do Congresso Nacional e fotos dentro do Palácio do Planalto, local também atingido pela onda de vandalismo.

Um dia antes da invasão, a bolsonarista publicou nas redes sociais um alerta de que o Brasil iria "parar" e os três poderes seriam "sitiados".

Em um grupo do Telegram, criado em dezembro, a mulher convocava os 30 mil membros para um ato em Brasília. Desde o mês passado, o 6 de janeiro é citado por Ana Priscila nas convocações, onde também comenta sobre "caravanas vindas de todo o Brasil" e afirma que "a Babilônia vai cair".

Em um vídeo, divulgado pela bolsonarista, ela mostra pessoas levando garrafas de água para dentro de um ônibus. Na legenda da publicação, ela diz que não irá informar as datas e locais das ações para "dificultar a ação do inimigo".

Em outra publicação, Ana Priscila mostra esse mesmo ônibus saindo de Sorocaba, no interior de São Paulo, com um grupo de bolsonaristas no dia 6 de janeiro. Na legenda, a administradora do grupo citou: "Estão vindo tomar o poder".

Compartilhe  

últimas notícias