Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde bucal

Lula sanciona lei que amplia tratamento odontológico obrigatório no SUS

Nesta segunda-feira (08), o presidente assinou o projeto de lei que retoma o Brasil Sorridente na Lei Orgânica da Saúde

Agora é obrigatório o atendimento odontológico aos brasileiros pelo SUS. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
Agora é obrigatório o atendimento odontológico aos brasileiros pelo SUS. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 08/05/2023, às 18h18


O presidente Lula (PT) sancionou nesta segunda-feira (08), a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde. Portanto, por lei, agora é obrigatório o atendimento odontológico aos brasileiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto de lei nº 8131/2017, conhecido também como ''O Brasil Sorridente'', garante o ''acesso universal, equânime e contínuo'' aos serviços de saúde bucal, conforme informações do portal do governo

A primeira ação, então, é o investimento de R$ 136,87 milhões por parte do Ministério da Saúde para o credencimento de 3.685 equipes de saúde bucal e 630 novos serviços e unidades de atendimentos da área. 

''A oferta de atendimento odontológico diminuiu no SUS, então hoje estamos dando um passo importante para superarmos esse quadro tão desfavorável e seguirmos adiante em um caminho de saúde e cidadania'', disse Nísia Trindade, ministra da Saúde. 

Agora, mais de 10 milhões de brasileiros passsam a ser alcançados com esse cuidado, assim como 805 municípios contemplados. Além disso, 552 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias farão parte dessa ampliação. 

Compartilhe  

últimas notícias