Diário de São Paulo
Siga-nos
PIRACICABA

Mudança na lei impacta número de candidatos em Piracicaba

Região registra menor número de candidatos a vereador em 16 anos

Câmara de Vereadores de Piracicaba - Imagem: Reprodução / Google Street View
Câmara de Vereadores de Piracicaba - Imagem: Reprodução / Google Street View

Sabrina Oliveira Publicado em 22/08/2024, às 11h05


A recente alteração na legislação eleitoral trouxe uma mudança significativa para a disputa de vagas na Câmara Municipal da região de Piracicaba. Com a nova regra, que limita o número de candidatos a até 100% das vagas disponíveis mais um, a região registrou o menor número de concorrentes a vereador desde 2008.

Neste ano, 2.768 pessoas se candidataram a uma das 18 vagas nas Câmaras Municipais das cidades que compõem a área de cobertura do g1 Piracicaba, uma queda de 21,2% em relação ao pleito de 2020. A cidade de Piracicaba lidera o número de candidaturas, com 431 candidatos para 23 cadeiras, enquanto Rafard tem o menor número, com 49 candidatos para 9 vagas.

A redução no número de candidatos pode ser atribuída à nova regra que substituiu o teto anterior de 150% do número de vagas. Agora, partidos e federações podem lançar até 100% das cadeiras disponíveis mais um, uma mudança que está refletindo diretamente na quantidade de candidatos. Esse novo limite trouxe um cenário mais enxuto e menos competitivo nas eleições deste ano.

A advogada e professora universitária Maria Lúcia Bressane Cruz sugere que a diminuição também pode estar relacionada ao cenário pós-pandemia.

O alto índice de candidatos novos na eleição passada se deu muito pela perspectiva de que uma eleição com menos gente na rua, com menos gasto de equipe mais focado na internet seria mais fácil para que os partidos menores pudessem ter chance real de eleição", disse.
Compartilhe