Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo Lula

Lula revela qual será o futuro de Alckmin em seu governo

O petista também tocou em assuntos delicados durante discurso nesta quinta-feira (10) em Brasília

Lula revela qual será o futuro de Alckmin em seu governo - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial
Lula revela qual será o futuro de Alckmin em seu governo - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial

Vitória Tedeschi Publicado em 10/11/2022, às 14h57


Na manhã desta quinta-feira (10), depois de um dia cheio de agendas institucionais em Brasília, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) se reuniram com diversos parlamentares das bancadas aliadas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona a transição de governo.

No evento, transmitido ao vivo pelos canais do partido e do presidente, Lula afirmou queo ex-governador de São Paulo, Alckmin, não será ministro em seu próximo governo.

Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador para que ninguém pensasse que o coordenador vai ser ministro. Ele não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente da República”, disse Lula, durante o discurso.

Alckmin é o coordenador do processo de transição do governo. O nome dele chegou a ser especulado para assumir ministérios, como a Fazenda ou Planejamento e por isso o esclarimento por parte do petista.

“Eu tenho pedido para todo mundo quando convidar alguém para participar da comissão de transição dizer o seguinte: não serão ministras as pessoas que estão [na transição], podem ser e podem não ser”, afirmou o presidente eleito.

“A comissão de transição não decide nada. O que ela vai fazer é como se fosse uma máquina de ressonância magnética. Ela vai fazer um levantamento da situação do país”, finalizou.

Durante o discurso, Lula chorou ao dizer que mantém o compromisso com o combate à fome no país e tocou em assuntos delicados como a derrota de Bolsonaro (PL) nas eleições, o papel das Forças Armadas em relação aos boatos de 'fraude' no pleito de outubro, elogiu Alexandre de Moraes durante às eleições, etc.

Confira o discurso completo abaixo:

Compartilhe  

últimas notícias