Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Vídeo mostra ataque a tiros contra carreata em apoio a Lula; assista

Importante política consegue escapar do tiroteio, mas duas pessoas ficam gravemente feridas

O atentado aconteceu durante carreata da governadora reeleita Fátima Bezerra (PT), em Natal (RN) - Imagem: Reprodução/Instagram @fatimabezerra
O atentado aconteceu durante carreata da governadora reeleita Fátima Bezerra (PT), em Natal (RN) - Imagem: Reprodução/Instagram @fatimabezerra

Mateus Omena Publicado em 23/10/2022, às 21h39


Uma carreata em apoio ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de tiros em Macaíba, na grande Natal (RN), neste domingo (23).

O ato de campanha contava com a presença da governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) e foi interrompido após o tiroteio. O episódio foi gravado por testemunhas e compartilhado nas redes sociais.

De acordo com a 2ª Cia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte, duas pessoas foram atingidas e uma delas está em estado grave.

A corporação informou que existem duas hipóteses sobre o caso, mas um relatório completo ainda não foi concluído. Uma das possibilidades indica que uma pessoa passou em uma moto e disparou contra a multidão. A outra, ouvida pelos policiais por uma pessoa que participava da manifestação, aponta que os disparos foram feitos pelos seguranças da governadora, que queriam acabar com a carreata mais cedo.

De acordo com informações preliminares, uma das pessoas encaminhadas ao pronto-atendimento 24 horas da cidade levou dois tiros no abdômen e segue em estado grave. A outra seria uma idosa, que foi atingida por estilhaços na orelha.

Violência política

O clima de polarização na política brasileira se intensificou durante as eleições de 2022. Diante da situação, muitas pessoas recorreram a violência durante divergências ideológicas e partidárias, resultando em tragédias.

Em 4 de outubro, o eletricista Luiz Antônio Ferreira da Silva, 42 anos, que defendia a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve uma discussão com o estilista José Roberto Gomes, de 51 anos, durante um almoço em casa. Durante a briga, Luiz esfaqueou o outro homem em vários golpes, o levando à morte. O crime ocorreu em Itanhaém, no litoral paulista.

Em 9 de setembro, um homem que se identificou como Rodrigo Duarte estacionou seu carro clube, em São Gonçalo (RJ). No entanto, o parabrisa portava um adesivo com foto do candidato Bolsonaro (PL), enquanto que no vidro de trás havia uma foto do candidato Lula vestido de presidiário. Apoiadores do petista chegaram a dar socos no carro, enquanto ele passava pela porta do clube. O motorista então, parou e desceu do carro. E com o celular, começou a filmar a multidão.

Segundo testemunhas, Rodrigo começou a perguntar quem iria bater no carro, enquanto fazia vídeos com o celular. Ele então foi cercado, teve o celular retirado das mãos e acabou levando um soco, que tirou sangue de sua cabeça.

Na noite de 7 de setembro, um homem identificado como Benedito Cardoso dos Santos, de 42 anos, foi assassinado com golpes de faca e machado durante uma discussão por questões políticas. Ele era apoiador do candidato Lula (PT). O autor do crime, Rafael Silva de Oliveira, de 22 anos, é apoiador do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), segundo a Polícia Civil.

Compartilhe  

últimas notícias