Diário de São Paulo
Siga-nos
Posse

Dia da Posse: PF sugere carro blindado, mas Lula não quer; saiba quando será a decisão

O presidente eleito assumirá seu 3º mandato no dia 1º de janeiro

Recentemente, o empresário George Washington de Oliveira Sousa, foi preso por montar uma bomba no DF - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei
Recentemente, o empresário George Washington de Oliveira Sousa, foi preso por montar uma bomba no DF - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei

Thais Bueno Publicado em 27/12/2022, às 14h39


No próximo domingo, dia 1º de janeiro, ocorrerá a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, ainda não foi definido em qual carro o vencedor das eleições presidenciais de 2022 desfilará em Brasília para assumir seu terceiro mandato no comando do Brasil.

De acordo com informações de alguns veículos, como o UOL, a Polícia Federal teria sugerido a Lula que fizesse o caminho do cortejo até o Palácio do Planalto em um veículo blindado e fechado, para protegê-lo de possíveis ataques que coloquem em risco sua vida.

O presidente eleito, contudo, não gostou muito da medida e ainda apresenta certa resistência à ideia de desfilar em um carro protegido.

Conforme reportado pelo veículo já mencionado acima, o petista estaria insistindo em ficar fisicamente  mais próximo de seus apoiadores, como fez durante toda sua campanha.

Para negar a utilização da medida se segurança, Lula teria usado o argumento de que usar um carro fechado poderia demonstrar fraqueza e até derrota, como se o novo governo estivesse se submetendo às ameaças golpistas.

A decisão deverá ser tomada no dia da posse, 1º de janeiro, apenas algumas horas antes do início do evento. Flávio Dino, futuro ministro da Justiça, usou, como uma justificativa para deixar os dois veículos preparados, o clima de chuva no Distrito Federal.

"Todos os dias tem chovido em Brasília. Há outros fatores, obviamente uma questão de segurança, de modo que o presidente terá à sua disposição as duas alternativas [de carros]. E essa decisão será tomada no momento, é uma decisão tomada no dia 1º de janeiro, após o almoço", afirmou em coletiva de imprensa.

Dino também comentou que, mesmo com a segurança tendo sido reforçada, o "roteiro da posse de Lula está mantido".

De acordo com Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, 100% do efetivo da Polícia Militar será utilizado no próximo domingo. São esperadas cerca de 300 mil pessoas na posse do petista.

"Aqui temos uma polícia bastante preparada para enfrentar todos esses movimentos ilegais, antidemocráticos e terroristas".

Vale lembrar que, recentemente, o empresário George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, foi preso por terrorismo na véspera de Natal, no último sábado (24), em Brasília. Ele é acusado de montar uma bomba instalada em um caminhão de combustível próximo ao aeroporto da capital federal.

O fato deixou os apoiadores e companheiros de governo de Lula preocupados com outras possíveis ações contra a vida do presidente eleito.

Compartilhe  

últimas notícias