A Polícia Federal indiciou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, por crime eleitoral na campanha de 2018. Ele é acusado de omitir, na

Redação Publicado em 03/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h02
A Polícia Federal indiciou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, por crime eleitoral na campanha de 2018. Ele é acusado de omitir, na prestação de contas, valores desviados em um esquema de candidaturas “laranjas”.
De acordo com relatório da Polícia Federal, recursos destinados a duas mulheres foram usados para pagar cabos eleitorais do então candidato a governador do DF. Kadija de Almeida Guimarães e Psicóloga Dolores Moreira Costa Ferreira, ambas do MDB, receberam, juntas, cerca de R$ 1,08 milhão e declararam os gastos.
A maioria dos recursos veio do fundo eleitoral e partidário, que são compostos por dinheiro público. A investigação concluiu que os prestadores de serviços trabalharam, na verdade, para Ibaneis, que não informou as despesas. Kadija teve 403 votos e Dolores teve 551.
A previsão é que o inquérito, que ainda não foi finalizado, siga até agosto e, sequência, seja enviado ao Ministério Público Eleitoral.
Advogado de Ibaneis, o criminalista Cleber Lopes afirma que a denúncia é um “grande equívoco”. O defensor argumenta que, na campanha, o candidato era recém-chegado na sigla e não tinha poder de decisão no partido ou ingerência sobre a divisão dos recursos.
“Quando o governador passa a ser favorito para ganhar a eleição, é natural que todo mundo queira trabalhar para eleger quem vai ganhar. Mas de, qualquer modo, o governador não era responsável pela destinação de recursos”, disse o advogado.
IG
Leia também

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

A Soberania Começa em Casa

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

PF aponta que ex-assessor ligado a irmão de Carla Zambelli financiou avião usado no transporte de cocaína

Enfermeira é morta a tiros pelo ex-namorado na Zona Sul de SP

Governo mira a própria militância e ignora os interesses estratégicos do Brasil

VÍDEO: Homem tenta estuprar nutricionista dentro de apartamento na Grande São Paulo

Pagamento do Bolsa Família em junho já tem data marcada; veja calendário

Alcolumbre reage a pressão por CPMI do Banco Master: "Palanque eleitoral"