Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica

Publicação aponta que Tarcísio de Freitas impedirá posse de Lula; saiba se é verdade

A fala atribuída ao governador eleito foi verificada por agência de fact-checking

Governador eleito em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Imagem: reprodução/Facebook
Governador eleito em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 17/12/2022, às 20h51


Foi comprovado neste sábado (17), que a frase atribuída ao governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) contra a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente é uma montagem. A publicação circulou recentemente nas redes sociais com o intuito de gerar desinformação entre os internautas.

No texto original, publicado no portal de notícias Metrópoles, o jornalista Paulo Cappelli declara que o político não irá para a cerimônia em Brasília no dia 1º de janeiro sob a justificativa de que terá a sua própria solenidade na manhã do mesmo dia, na capital paulista.

Em uma publicação, há uma frase associada à Tarcísio que, indignado com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais, supostamente declara que não comparecerá à posse de Lula, porque isso não ocorrerá. "Não irei à posse de Lula porque ele nunca tomará posse".

Até a última sexta-feira (16), a postagem alcançou mais de 10 mil visualizações e centenas de compartilhamentos no Facebook. A falsa fala de Tarcísio também circula no Kwai, onde alcançou 30 mil visualizações e 3.000 curtidas, e no TikTok, com 20 mil visualizações e 2.000 curtidas.

De acordo com site de fact-checking Aos Fatos, é falso que Tarcísio Gomes de Freitas pretendia boicotar a cerimônia de Lula e ameaçado o petista. A publicação é uma montagem que insere a frase inventada em uma coluna escrita pelo jornalista Paulo Cappelli, do site Metrópoles.

A versão original da matéria, publicada pelo veículo em 8 de dezembro, diz que Freitas, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), foi aconselhado a estreitar laços com a equipe de Lula, mas não deve ir à cerimônia em Brasília por uma questão de agenda, já que no dia 1º de janeiro também acontecerá a sua posse no Palácio dos Bandeirantes.

Por enquanto, não houve nenhum posicionamento de Tarcísio contra à posse do presidente eleito. No dia 5 de dezembro, o governador eleito declarou em entrevista que o "Brasil está muito tenso e dividido" e que é "preciso pacificar".

Compartilhe  

últimas notícias