O 'Rei do Futebol' faleceu nesta quinta-feira (29) em São Paulo

Thais Bueno Publicado em 29/12/2022, às 14h02
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé ou até mesmo como 'Rei do Futebol', faleceu na tarde desta quinta-feira (29), aos 82 anos de idade. O Hospital Albert Einstein declarou, em comunicado, que o craque faleceu por falência de múltiplos órgãos.
Pelé vinha enfrentando uma batalha dura contra o câncer de cólon que se espalhou em metástases para o intestino, pulmão e fígado e, nas últimas semanas, teve problemas, pois a quimioterapia não havia surtido o efeito esperado.
Dessa forma, a saúde de Pelé infelizmente já estava bem debilitada e o craque dono de três Copas do Mundo faleceu nesta quinta-feira (29).
Pelé iniciou no futebol em Bauru, no estado de São Paulo, embora tivesse nascido em Minas Gerais. Com 13 anos, ele começou a jogar pelo "Baquinho", equipe infantojuvenil do Bauru Atlético Clube.
Waldemar de Brito, treinador da equipe na época, percebeu o talento de Pelé e, então, o levou para o Santos na intenção de arranjar-lhe um contrato no Santos Futebol Clube. O menino impressinou o treinador Luís Alonso Pérez e, assim, assinou um contrato profissional com a equipe em junho de 1956.
Ele fez a sua estreia profissional em 7 de setembro de 1956, com quinze anos, contra o Corinthians de Santo André e marcou seu primeiro gol na goleada de 7 a 1 sobre o time adversário.
Como dizem por aí, o resto é história. Pelé se tornou o maior artilheiro da história do Santos e, na seleção brasileira, venceu três Copas do Mundo em 1958, 1962 e 1970.
Vale mencionar que, no ano de 1974, depois de sua 19ª temporada no Santos, o astro se aposentou do futebol brasileiro e, dois anos depois, assinou com o New York Cosmos, dos Estados Unidos.
No dia 1º de outubro de 1977, Pelé encerrou a carreira em uma partida comemorativa entre Cosmos e Santos.
Sandra Regina Machado procurou Pelé no ano de 1991 afirmando ser sua filha; porém, ele não acreditou. Dessa forma, foi realizado um teste de DNA, no qual ficou constatado, no ano seguinte, que ela realmente era filha do 'Rei do Futebol'.
Pelé, mesmo assim, seguiu contestando o resultado e moveu 13 recursos judiciais contra a própria filha. Depois de uma longa batalha, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu que Sandra era filha do ex-astro da seleção brasileira, em 1996. Assim, ela pôde adotar o sobrenome do pai.
7 anos depois da morte de Sandra, os dois filhos dela acionaram a Justiça contra o avô e conseguiram fazer com que ele pagasse pensão para eles.
Mesmo após a Justiça ter determinado que Sandra era, de fato, filha de Pelé, o ex-jogador revelou que não queria nenhum tipo de contato com ela e ainda criticou sua demora para exigir seus direitos, como o reconhecimento de paternidade.

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump

Homem intercepta ônibus de pacientes, viaja 85 km sob ameaça e acaba preso em Ribeirão Preto

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros