Diário de São Paulo
Siga-nos
Adeus a um ídolo

URGENTE: Morre Pelé aos 82 anos

O 'Rei do Futebol' faleceu nesta quinta-feira (29) em São Paulo

O craque recebeu várias homenagens na Copa de 2022 - Imagem: reprodução/Twitter @realfutebolnews
O craque recebeu várias homenagens na Copa de 2022 - Imagem: reprodução/Twitter @realfutebolnews

Thais Bueno Publicado em 29/12/2022, às 14h02


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé ou até mesmo como 'Rei do Futebol', faleceu na tarde desta quinta-feira (29), aos 82 anos de idade. O Hospital Albert Einstein declarou, em comunicado, que o craque faleceu por falência de múltiplos órgãos.

Pelé vinha enfrentando uma batalha dura contra o câncer de cólon que se espalhou em metástases para o intestino, pulmão e fígado e, nas últimas semanas, teve problemas, pois a quimioterapia não havia surtido o efeito esperado. 

De acordo com a Folha de São Paulo, como o tratamento quimioterápico não tinha funcionado, os médicos teriam decidido por colocar o ex-jogador sob cuidados paliativos, que consistem em dar conforto ao paciente para aliviar dores e demais sintomas.

Segundo as filhas do 'Rei do Futebol', antes do pai ter sido internado novamente no final do mês de novembro deste ano/do ano passado, ele teve COVID-19 e uma infecção pulmonar.

Dessa forma, a saúde de Pelé infelizmente já estava bem debilitada e o craque dono de três Copas do Mundo faleceu nesta quinta-feira (29).

Carreira

Pelé iniciou no futebol em Bauru, no estado de São Paulo, embora tivesse nascido em Minas Gerais. Com 13 anos, ele começou a jogar pelo "Baquinho", equipe infantojuvenil do Bauru Atlético Clube.

Waldemar de Brito, treinador da equipe na época, percebeu o talento de Pelé e, então, o levou para o Santos na intenção de arranjar-lhe um contrato no Santos Futebol Clube. O menino impressinou o treinador Luís Alonso Pérez e, assim, assinou um contrato profissional com a equipe em junho de 1956.

Ele fez a sua estreia profissional em 7 de setembro de 1956, com quinze anos, contra o Corinthians de Santo André e marcou seu primeiro gol na goleada de 7 a 1 sobre o time adversário.

Como dizem por aí, o resto é história. Pelé se tornou o maior artilheiro da história do Santos e, na seleção brasileira, venceu três Copas do Mundo em 1958, 1962 e 1970.

Vale mencionar que, no ano de 1974, depois de sua 19ª temporada no Santos, o astro se aposentou do futebol brasileiro e, dois anos depois, assinou com o New York Cosmos, dos Estados Unidos.

No dia 1º de outubro de 1977, Pelé encerrou a carreira em uma partida comemorativa entre Cosmos e Santos.

Curiosidades

  • Pelé marcou 1282 gols ao longo de sua carreira, de acordo com informações do acervo oficial do Santos Futebol Clube e o acervo da Revista Placar, além do site 'FutDados', que listou todos os gols do 'Rei do Futebol';
  • Entre as Copas de 1958 e 1970, anotou 12 gols;
  • O Corinthians era o rival preferido do ídolo santista. Foram 50 gols contra o Timão;
  • Possui 37 títulos oficiais;
  • Foi premiado pela Fifa como o melhor jogador do Século XX;
  • O Santos de Pelé conseguiu parar uma guerra civil na Nigéria, em 4 de fevereiro de 1969, ao jogar um amistoso em Benin City.

Escândalo de paternidade

Sandra Regina Machado Arantes do Nascimento Felinto nasceu no Guarujá, no litoral de São Paulo, após Pelé ter tido um caso com sua mãe, a empregada doméstica Anísia Machado, um ano antes de seu nascimento.

Sandra Regina Machado procurou Pelé no ano de 1991 afirmando ser sua filha; porém, ele não acreditou. Dessa forma, foi realizado um teste de DNA, no qual ficou constatado, no ano seguinte, que ela realmente era filha do 'Rei do Futebol'.

Pelé, mesmo assim, seguiu contestando o resultado e moveu 13 recursos judiciais contra a própria filha. Depois de uma longa batalha, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu que Sandra era filha do ex-astro da seleção brasileira, em 1996. Assim, ela pôde adotar o sobrenome do pai.

7 anos depois da morte de Sandra, os dois filhos dela acionaram a Justiça contra o avô e conseguiram fazer com que ele pagasse pensão para eles.

Mesmo após a Justiça ter determinado que Sandra era, de fato, filha de Pelé, o ex-jogador revelou que não queria nenhum tipo de contato com ela e ainda criticou sua demora para exigir seus direitos, como o reconhecimento de paternidade.

Compartilhe  

últimas notícias