Está circulando nas redes sociais imagens de uma discussão entre motoristas de táxi e de Uber próximo ao terminal rodoviário de Bauru (SP). O caso ocorreu na

Redação Publicado em 19/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h59
Está circulando nas redes sociais imagens de uma discussão entre motoristas de táxi e de Uber próximo ao terminal rodoviário de Bauru (SP). O caso ocorreu na noite de quarta-feira (18) e a Polícia Militar chegou a ser acionada, mas não houve registro de boletim de ocorrência.
A confusão teria começado depois que um motorista de Uber deixou um cliente na rodoviária e estacionou na rua de cima do terminal para aguardar outro cliente.
Diante disso, um taxista foi até o local e começou a discutir, dizendo que o motorista de Uber estaria invadindo o ponto que é de taxistas e reclamou que não existe uma regulamentação municipal no caso dos aplicativos.
A Emdurb é responsável pela fiscalização dos taxistas e informou que vai apurar o caso e se comprovado envolvimento de algum taxista regulamentado poderá ser aberta uma sindicância.
O sindicato que representa os taxistas também se manifestou e alega que toda a confusão foi causada pela falta de fiscalização do trabalho de motoristas por aplicativo, mas que é contrário a qualquer tipo de violência, que está sempre abertos ao diálogo e espera que tudo seja resolvido de forma pacífica e justa. Lamenta ainda o ocorrido e pede desculpas pelos transtornos.
Em Bauru não existe uma regulamentação municipal em relação ao trabalho dos motoristas de aplicativo, no entanto, existe uma legislação federal que autoriza o trabalho desses profissionais, como explica a vice-presidente da OAB-Bauru, Márcia Negrisoli.
“É importante esclarecer que a atividade de transporte individual por meio de aplicativos [como a Uber] é conseiderada legal pela nossa legilsação. A lei federal foi alterada em março de 2018 e diz que compete aos municípois a regulamentação e fiscalização desses tipo de atividade, mas não prevê prazo para essa regulamentação”, explica a dirigente da OAB-Bauru.
Márcia Negrisoli destaca, porém, que a lei federal prevê requisitos mínimos para o desempenho da atividade, como cadatrso prévio no aplicativo, certidão de antecedentes criminais, inscrição no INSS e contratação de seguro para os passageiros.
“Como Bauru não tem sua própria regulamentação, o município precisa exercer a fiscalização no sentido de verificar se os motoristas de aplicativos atendem aos requisitos mínimos da legislação federal. Porque, sem a lei municipal, prevalecem as regras federais”, conclui a advogada.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

VÍDEO: pastor é flagrado fazendo sexo com menor de idade nos fundos de igreja

CBF notifica 99, BYD, Bradesco e Nubank por suposto marketing de emboscada durante a Copa

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa