Diário de São Paulo
Siga-nos
É decisão!

Manchester City e Inter de Milão farão a grande final da Champions League; saiba detalhes

Os citizens venceram o Real Madrid na tarde da última quarta-feira (17)

Na tarde da última terça-feira (16), a Inter derrotou os rossoneros no jogo de volta por 1x0 e avançou para a grande final após fechar 3x0 no agregado. Na tarde da última quarta-feira (17), o City, por sua vez, goleou o Real Madrid por 4x0 - Imagem: reprodução/Twitter
Na tarde da última terça-feira (16), a Inter derrotou os rossoneros no jogo de volta por 1x0 e avançou para a grande final após fechar 3x0 no agregado. Na tarde da última quarta-feira (17), o City, por sua vez, goleou o Real Madrid por 4x0 - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 19/05/2023, às 19h11


Está definida a grande final da Champions League desta temporada. Manchester City e Inter de Milão irão se enfrentar para decidir quem fica com a taça mais cobiçada do futebol de clubes da Europa.

Os citizens se classificaram após uma goleada histórica contra o Real Madrid, enquanto a Inter duelou e venceu o seu maior rival Milan nas semifinais.

Na tarde da última terça-feira (16), a Inter derrotou os rossoneros no jogo de volta por 1x0 e avançou para a grande final após fechar 3x0 no agregado. Na tarde da última quarta-feira (17), o City, por sua vez, goleou o Real Madrid por 4x0 em casa e eliminou os espanhóis com um placar agregado de 5x1.

É a primeira vez que os dois times irão duelar em uma decisão da Liga dos Campeões da Europa. Essa é apenas a segunda final da história do clube inglês, que nunca conquistou o troféu - a primeira foi contra o Chelsea, em 2021, em que perderam por 1x0.

Já a Inter de Milão é um pouco mais experiente no torneio: já ganhou três títulos e vem forte para a grande final - embora não tenha chegado na decisão do campeonato desde a temporada 2009/10.

Detalhes da grande final

A grande final da Champions League, diferentemente da fase de mata-mata, acontece em apenas um único jogo. O duelo ocorre no próximo dia 10 de junho, um sábado, no horário das 16h00.

A decisão será disputada no Estádio Olímpico Atatürk, que fica em Istambul, capital da Turquia. O local possui capacidade para mais de 75 mil torcedores e espectadores e será a segunda vez que irá receber uma final de Liga dos Campeões da Europa.

O estádio já tinha sido palco da final da temporada 2004/05, decidida entre Milan e Liverpool e vencida pelos ingleses após um empate em 3 a 3 no tempo normal, com a vitória sendo decidida nos pênaltis.

Vale mencionar que o estádio também seria a sede da final da temporada 2020/21. Contudo, como a situação da Turquia estava feia devido à pandemia da COVID-19, a decisão acabou sendo levado para o Estádio do Dragão, que fica na cidade de Porto, em Portugal.

Quem vencer a Champions nesta temporada 2022/23 vai levar para casa o valor de 20 milhões de euros (R$ 107 milhões nas cifras atuais). O vice-campeão, por sua vez, ganhará 15,5 milhões de euros (R$ 82,9 milhões).

Além disso, o vencedor da Champions desta temporada irá carimbar o passaporte para a disputa do Mundial de Clubes, onde poderá enfrentar o próximo campeão da Libertadores da América.

Trajetória dos clubes até a final

O Manchester City, mandante da final, esteve invicto na fase de grupos. O elenco comandado por Pep Guardiola fez 14 pontos, cinco a mais que o Borussia Dortmund (2º lugar), tendo 4 vitórias e 2 empates em 6 jogos. E a campanha dos citizens só melhorou ao decorrer da competição.

Nas oitavas de final, o time encarou o RB Leipzig e venceu a equipe alemã por 8x1 no agregado. Nas quartas, bateu um adversário ainda mais difícil: o Bayern de Munique. Mais uma vez, vitória maiúscula - 4 a 1 no agregado.

Nas semifinais, uma exibição primorosa no Etihad Stadium fez com que o City goleasse o Real Madrid e fique a um passo de conquistar sua primeira Champions League da história.

A Inter de Milão, por sua vez, vinha em um grupo mais complicado, com Bayern de Munique e Barcelona. A equipe italiana fez 10 pontos e passou em segundo lugar - foram 6 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas (ambas para o Bayern).

Nas oitavas, o time da Itália enfrentou o Porto, de Portugal. Embora tenha sofrido mais do que deveria, venceu com o placar mínimo agregado de 1x0.

Nas quartas de final, a Inter duelou com mais uma equipe portuguesa. Dessa vez, conseguiu sair com uma vitória sobre o Benfica, que fazia uma ótima temporada, por 5x3 no agregado.

Na semifinal, então, ocorreu o famoso Dérbi de Milão. Milan e Inter se enfrentaram e, nos dois jogos, os nerazzurri conseguiram dominar os maiores rivais e saíram com uma vitória maiúscula de 3x0 no agregado.

Compartilhe  

últimas notícias