Diário de São Paulo
Siga-nos
Futebol brasileiro

Luxemburgo causa polêmica ao pedir para elenco do Corinthians comemorar empate contra o São Paulo

As equipes se enfrentaram no último domingo (14) pela 6ª rodada do Brasileirão

Com gols de Michel Araújo (SPFC) e Róger Guedes (SCCP), os times empataram em 1x1 e cada uma levou um ponto para casa. Logo aos 14 minutos do primeiro tempo, o São Paulo de Dorival Júnior abriu o placar em uma falha do zagueiro Gil - Imagem: reprodução/Twitter
Com gols de Michel Araújo (SPFC) e Róger Guedes (SCCP), os times empataram em 1x1 e cada uma levou um ponto para casa. Logo aos 14 minutos do primeiro tempo, o São Paulo de Dorival Júnior abriu o placar em uma falha do zagueiro Gil - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 15/05/2023, às 19h17


No último domingo (14), aconteceu o Majestoso, o clássico entre Corinthians e São Paulo. Pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram na Neo Química Arena, estádio do Timão.

Com gols de Michel Araújo (SPFC) e Róger Guedes (SCCP), os times empataram em 1x1 e cada uma levou um ponto para casa.

Logo aos 14 minutos do primeiro tempo, o São Paulo de Dorival Júnior abriu o placar em uma falha do zagueiro Gil. Michel Araújo apareceu sozinho na área corinthiana para marcar o gol.

No fim da primeira etapa, já nos acréscimos, o jovem Wesley driblou Rafinha e entrou na grande área, na qual sofreu pênalti. Róger Guedes guardou e cravou o placar final: 1 a 1. Dessa forma, o Corinthians conseguiu manter o tabu do SPFC nunca ter vencido na Neo Química Arena.

No entanto, após o duelo, uma atitude do técnico Vanderlei Luxemburgo chamou a atenção da Fiel Torcida.

Em coletiva de imprensa, ele pediu para que o elenco do alvinegro comemorasse o empate. Vale lembrar que atualmente o Corinthians integra a zona de rebaixamento do Brasileirão, ficando na 17ª posição após 6 rodadas.

"Dentro da circunstância, vir de 3 a 0 no Rio de Janeiro, empate, derrota, aí chega aqui com ambiente tenso, consegue controlar o ambiente e o emocional para jogar um clássico, empatar o clássico... Se eu perguntasse se você acreditava que o Corinthians iria perder, o que você diria?", iniciou o treinador.

"Não jogamos um grande jogo, mas o São Paulo também não. Foi um clássico ameno, suave. Sobre resultado, até falei para os jogadores "comemorem o empate", mas só porque é o momento nosso, mas jogando em casa temos a obrigação do resultado. É um trabalho crescente. Depois de um resultado ruim, consegui equilibrar o time".

O técnico ainda revelou que optou por fazer mudanças que pudessem manter o empate até o fim do duelo. Isso porque, na avaliação dele, se o tabu fosse quebrado, o psicológico do Timão ficaria ainda mais abalado para o restante da temporada no futebol brasileiro.

Sendo assim, disse que a intenção era mesmo evitar que sua equipe se expusesse muito nos minutos finais do confronto.

"O emocional ficou evidenciado quando tomamos o gol. O que trabalhei anteriormente, na palestra? Falei: 'Temos que sair do jogo passado, melhoramos o ambiente interno'. Existe uma coisa no futebol que você não consegue tirar, que pertence ao torcedor".

"Eu não gostaria de fazer parte dessa história negativa. São Paulo não ganha aqui há dez anos (são nove, desde 2014). Eu não queria ser o cara que perdeu. Os jogadores também. Isso é um trabalho que a gente fez também, no finalzinho tivemos aquilo: 'Não vamos perder'. Não é medo de perder, mas estamos num momento de instabilidade, e o São Paulo vem há anos sem ganhar aqui", detalhou Luxemburgo.

O comandante do elenco alvinegro ainda explicou qual o maior problema do Corinthians até aqui: o emocional. De acordo com ele, no clássico contra o São Paulo este fator esteve controlado; porém, pode vir a ser um problema nos próximos jogos caso as derrotas e empates sigam acontecendo.

"O futebol é muito complicado, eu tenho uma semana, dez dias aqui, e as pessoas querem que você mude tantas coisas como se fosse ciência exata. Não é. Necessita muitas coisas serem feitas para encontrar equilíbrio. O maior problema do Corinthians está no emocional. Você sabia que fazia um ano que o Corinthians não sofria pênalti aqui? Estão contestando, mas foi pênalti.

"Se não entrar na área, nem contestação existe. Colocamos mais um moleque abusado, insinuante... Mantive o posicionamento tático, se pegar contra Fortaleza, Botafogo e São Paulo, a equipe jogou com três jogadores de meio, três atacantes. Isso estamos encontrando, mas não é da noite para o dia", finalizou.

O próximo jogo do Corinthians é pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético Mineiro, na próxima quarta-feira (17). O duelo acontece em Belo Horizonte (MG).

Compartilhe  

últimas notícias