Diário de São Paulo
Siga-nos
Futebol brasileiro

Após eliminação do Corinthians no Paulistão, jogadores defendem Fagner por pênalti perdido

O Timão foi eliminado nos pênaltis pelo Ituano em partida no último domingo (12)

A partida aconteceu na Neo Química Arena, estádio do time da capital paulista. O gol do Ituano foi marcado por Ramos, uma bomba de fora da área, e Paulinho, de cabeça, empatou para a equipe da casa - Imagem: reprodução/Twitter
A partida aconteceu na Neo Química Arena, estádio do time da capital paulista. O gol do Ituano foi marcado por Ramos, uma bomba de fora da área, e Paulinho, de cabeça, empatou para a equipe da casa - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 13/03/2023, às 19h14


O sonho do Corinthians de conquistar o Paulistão 2023 chegou ao fim. Em duelo válido pelas quartas de final, no último domingo (12), o Timão foi eliminado da competição, nos pênaltis, pelo Ituano, após um empate em 1x1 no tempo normal.

A partida aconteceu na Neo Química Arena, estádio do time da capital paulista. O gol do Ituano foi marcado por Ramos, uma bomba de fora da área, e Paulinho, de cabeça, empatou para a equipe da casa.

Nos pênaltis, o Corinthians até chegou a dar esperança para o seu torcedor: um dos atletas do time visitante acertou o travessão, Cássio pegou uma cobrança, mas após as penalidades erradas de Fábio Santos, Fagner e Gil, o clube treinado por Fernando Lázaro foi eliminado dentro da própria casa nas quartas de final do Campeonato Paulista.

Fagner perdeu sua cobrança novamente. Dessa vez, o goleiro Jefferson acertou o canto e defendeu a penalidade cobrada pelo atleta.

Após a eliminação, os jogadores do Corinthians saíram em defesa de Fagner. De acordo com o goleiro Cássio e o atacante Roger Guedes, o defensor bateu o oitavo pênalti para proteger o jovem atacante Pedrinho, de apenas 17 anos de idade, que entrou no lugar de Adson.

Mesmo já tendo um histórico nada bom em cobranças de pênaltis, o lateral-direito pediu para bater a oitava cobrança em vez de deixar a pressão cair sob Pedrinho.

"Faz parte, ele é um cara experiente, infelizmente já errou uns pênaltis aqui. Mas ele foi homem pra c... no sentido de que a gente queria blindar o Pedrinho, que é jovem, a gente queria deixá-lo por último, talvez o torcedor não viu isso. Imagina se o Pedrinho erra, talvez a pressão não fosse a mesma que está em cima do Fagner. É um moleque, e se ele se abater?", defendeu Guedes.

O camisa 10 do alvinegro disse que já passou pela mesma situação de Fagner, em que quis proteger um atleta mais novo. "Eu fiz isso contra o Boca, com o Giovane, que estava em campo, eu deixei ele por último, falei: 'Se tiver que bater, o Cássio bate antes'. Foi a decisão que tomamos em campo, de blindar o Pedrinho. O Fagner foi homem pra caramba nisso aí".

Cássio, capitão do time, ainda afirmou que os jogadores estão com o lateral-direito mesmo após a eliminação.

"O Fagner tem total confiança de todo mundo. Se você ver, ele bateu no lugar de um menino de 17 anos. Já vi muito jogador ser criticado por deixar meninos baterem pênalti, e ele foi muito homem. Por mais que tivesse errado o último pênalti que bateu, ele bateu hoje e não colocou o menino em uma situação de pressão. Lógico que o Pedrinho não teria problema de bater, mas ele (Fagner) se portou como um líder".

O treinador Fernando Lázaro também comentou que não culpa Fagner e nem os outros atletas que perderam suas cobranças após a eliminação precoce do Timão.

"Na verdade, primeiro, é difícil essa questão do pênalti, individualiza demais. Nosso jogo coletivo não foi bom o suficiente. [...] Vejo como uma questão do atleta positiva de se colocar à disposição, personalidade, assumir papel. Fagner participou da parte ofensiva, dentro do que construímos. Situação do gol foi criada por esse lado. Participação importante no jogo. Não faz parte essa busca de individualizar".

Vale mencionar que esse já é o quarto pênalti perdido por Fagner desde 2015. As cobranças desperdiçadas aconteceram contra o Palmeiras, na final do Paulistão de 2018, contra o Audax, na semifinal do Paulista de 2016, e, claro, contra o Flamengo na final da Copa do Brasil de 2022

O Corinthians terá um período livre para treinar depois de ser eliminado do torneio estadual. Agora, a equipe só voltará aos gramados no início do mês de abril, quando acontecerá o início das principais competições: o Brasileirão e a fase de grupos da Libertadores da América.

Compartilhe  

últimas notícias