Diário de São Paulo
Siga-nos
Luto!

Glória Maria: 11 coisas que talvez você não saiba sobre a jornalista

Confira alguns fatos curiosos sobre a vida pessoal da jornalista Glória Maria, que faleceu nesta quinta-feira (02)

Glória Maria: 11 coisas que talvez você não saiba sobre jornalista - Imagem: reprodução TV Globo
Glória Maria: 11 coisas que talvez você não saiba sobre jornalista - Imagem: reprodução TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 02/02/2023, às 14h37


Morreu na manhã desta quinta-feira (02), aos 73 anos, a renomada jornalista Glória Maria, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quase 1 mês como parte do tratamento de um câncer de pulmão. Considerada um ícone no Jornalismo Brasileiro, sua partida gerou enorme comoção.

Com carreira formada na TV Globo, onde consagrou-se como uma das maiores jornalistas da televisão brasileira, a famosa traz junto à sua história uma série de curiosidades e fatos inéditos.

Em seguida, relembre os momentos mais importantes da carreira de Glória Maria:

1- Primeira repórter negra da TV brasileira

A jornalista estreou no dia 20/11/1971 em uma reportagem sobre a queda de um viaduto no Rio de Janeiro, numa época em que os repórteres ainda não apareciam no vídeo.

2- Primeira repórter a fazer um link ao vivo na TV

Em 1977, tornou-se a primeira profissional a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, para falar sobre o trânsido do RJ.

3- Primeira jornalista mulher brasileira a cobrir uma guerra

Com a cobertura do conflito armando entre Argentina e Inglaterra pelo controle das Malvinas, Glória Maria se tornou foi a primeira jornalista mulher a cobrir uma guerra.

Ela testemunhou e reportou o conflito armado durante um mês e meio. Ao vivo, ela ainda noticiou o cessar-fogo do conflito.

4- Nunca revelou a idade

Glória Maria nunca revelou sua verdadeira idade e absolutamente ninguém conseguiu comprovar quantos anos ela tem. No entanto, de acordo com a Globo, ela faleceu com 73 anos.

5- Telefonista na Embratel

Glória trabalhou como telefonista na Embratel, enquanto fazia faculdade de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) nos anos 1970.

6- Primeira mulher a usar a Lei Afonso Arinos

A jornalista sofreu muito preconceito durante sua vida e já revelou que precisou de anos de terapia para lidar com o racismo. Inclusive, foi a primeira mulher a usar a Lei Afonso Arinos, contra a discriminação racial no Brasil, após um gerente tentar a impedir de entrar pela porta da frente de um hotel de luxo na década de 1970.

A lei foi criada em 1951 e transformava em contraversão toda prática de racismo.

7- Fazia terapia por conta do racismo

Ela fez terapia para conseguir lidar com o preconceito: "Eu fiz 20 anos de terapia, então o racismo não me incomoda mais, o preconceito é uma coisa que existe, eu sempre vou lutar contra, mas não me faz mais mal".

8- Entrevista mais difícil

Mesmo tendo entrevistado tanta gente famosa, Glória revelou em 2016 que um dos mais difíceis para ela foi o cantor Roberto Carlos.

9- Jejum de 10 dias

Outro fato bastante curioso da vida da jornalista é que ela adotava um cuidado com sua saúde por meio do jejum. Mas, diferente do que é comum, como o jejum intermitente durante o dia, a cada 6 meses, ela passava 10 dias sem se alimentar.

10- Não sabia dirigir e nem nadar

A repórter enfrentou diversos desafios, experiências e viveu momentos únicos durante sua vida e em sua carreira, mas deixou de aprender o que, para muita gente, é comum. Glória Maria nunca aprendeu a dirigir e também não sabia nadar.

11- Viajou para 156 países

Por causa de seu trabalho e das inúmeras reportagens que já fez, Glória Maria já viajou o mundo inteiro e, mesmo que tenha perdido a conta, diz já ter conhecido pelo menos 156 países. Além disso, ela tinha 15 passaportes carimbados de suas viagens para o exterior.

BÔNUS

Confira um pingue-pongue feito pela Ego Globo com Glória em 2016 e descubra mais alguns peculiaridades da eterna jornalista que viajou o mundo todo e deixou um legado de invejar:

Prato predileto - sopa
Livro - o jogo das contas de vidro - Herman Hess
Viagem inesquecível - todas
Vício - acreditar
O que não sabe fazer - inúmeras coisas. Inclusive nadar
Música - Esquinas - Djavan
Melhor lugar pra se viver - Rio de Janeiro

Compartilhe  

últimas notícias