Declaração foi feita quando o ex-presidente foi questionado sobre corrupção
Mateus Omena Publicado em 26/08/2022, às 15h40
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou em entrevista ao Jornal Nacional, na última quinta-feira (25), que não interferiu na Polícia Federal (PF) durante o seu mandato. O candidato afirmou que, se for reeleito, vai continuar respeitando a independência da corporação.
Questionado pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos sobre os escândalos de corrupção envolvendo seu governo e o da ex-presidente Dilma Rousseff, Lula alegou que nunca impediu as autoridades de fazerem seu papel ou tentou obstruir investigações.
Ele apontou que durante os anos em que esteve no Planalto considerou a importância da autonomia de todas as instituições, inclusive da PF. Além disso, ele mencionou que, na ocasião, criou o Portal da Transparência. A iniciativa foi lançada pela Controladoria-Geral da União (CGU), em 2004.
Por outro lado, o petista comparou seu governo ao de Bolsonaro e indicou que, atualmente, a PF já sofre muitas interferências.
"Bolsonaro troca qualquer diretor na hora que ele quer, basta que ele não goste. Eu não fiz isso e não vou fazer. O delegado não está lá para fazer as coisas que eu quero".
O presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de críticas de opositores por supostamente interferir na corporação, embora um inquérito não tenha apontado crimes na conduta dele.
Mesmo assim, a mudança no comando da Polícia Federal no Rio de Janeiro foi um dos principais fatores que levou à crise no governo Bolsonaro, causada pela saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante a entrevista no JN, Lula relembrou de uma operação da PF que teve como alvo um de seus irmãos, Vavá.
“Você se lembra que em 2005, a Polícia Federal estava na índia, a Polícia Federal foi na casa de um irmão meu, esse que morreu quando eu estava preso, sabe, esse cara ganhava 2900 reais, aposentado na Prefeitura, a Polícia Federal invadiu a casa dele. E eu sabia antes, e eu falei não vou interferir porque quem ficou sabendo não é o Lula, foi o Presidente da República”.
Contudo, o presidenciável se defendeu e disse que não avisou seu irmão que ele seria alvo da operação.
"Eu poderia ter impedido que a Polícia Federal tivesse um delegado que eu pudesse controlá-lo, não fiz. E permiti que efetivamente as coisas acontecessem do jeito que precisava acontecer".
#AOVIVO Lula (PT) responde a pergunta sobre corrupção #JN
— Jornal Nacional (@jornalnacional) August 25, 2022
➡ Acompanhe a cobertura: https://t.co/W1S8GqWSuN#JornalNacional#LulaNoJN#Eleiçõespic.twitter.com/SfT9bz0ozS
Leia também
Saiba como P. Diddy pode estar envolvido na morte de Michael Jackson (e o Rei do Pop tentou avisar!)
Juíza acata parecer do MP e impõe nova derrota a Lucas Sanches
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas
Banco do Brasil inova ao lançar Pix por aproximação no país
Presidenta do México propõe solução de dois Estados para paz em Gaza
Fernanda Torres recebe homenagem no 'Critics Choice Award' e por "Ainda Estou Aqui"
Cota de gênero desrespeitada: mais de 700 municípios violam regra nas eleições
Taxação dos ricos pode elevar isenção do Imposto de Renda para mais de R$ 5 mil
STF autoriza júri popular para caso Marielle Franco