Diário de São Paulo
Siga-nos
RACISMO

Bailarina brasileira denuncia racismo sofrido nos EUA: “Faxineira?”

Ingrid Silva é uma das bailarinas brasileiras mais conceituadas do mundo

Ingrid Silva sofreu racismo nos Estados Unidos - Imagem: reprodução Instagram
Ingrid Silva sofreu racismo nos Estados Unidos - Imagem: reprodução Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 18/01/2023, às 13h08


Ingrid Silva, uma das bailarinas brasileiras mais conceituadas no mundo, compartilhou um episódio racista que sofreu na última segunda-feira (16), durante um passeio com sua filha e marido em um parque na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Através de uma longa sequência de vídeos em seu Instagram, a dançarina explicou que um homem a viu conversando em português e, por conhecer o idioma e já ter viajado ao Rio de Janeiro, acabou puxando assunto.

"Ele falou: 'Você mora aqui em Philly?'. Eu: 'Não, eu estou trabalhando aqui, vim para trabalhar'. Ele falou assim: 'Cleaning?' Faxineira? Quando ele falou isso, ele me pegou de um jeito assim, um choque. Em 14 anos morando em Nova York, nunca conversei com alguém que verbalizasse que, por eu ser uma mulher preta, estaria limpando", afirmou Ingrid.

A brasileira continuou o relato: "Olha como o racismo estrutural e a base da pirâmide é louca. Louca não, é tudo estruturado para que as pessoas pretas não tenham oportunidades de crescer ou, quando elas crescem, não são vistas dessa forma".

"'Dear white people', pessoas brancas. Estudem, se eduquem, parem de falar essas merd**. A gente está cansado de ouvir essas merdas. Isso é para você ver que mesmo chegando ao patamar que eu cheguei hoje em dia, trabalhando com o que eu trabalho, com tudo o que represento… Obviamente ele não sabia quem eu era, mas ninguém é obrigado a saber quem eu sou, mas por eu ser uma mulher preta foi isso que ele associou. Falei para ele: 'Não, eu sou bailarina clássica'. E a cara dele: 'Uau!'. Por que eu não poderia ser bailarina clássica?", desabafou.

Confira abaixo o relato completo da bailarina:

Compartilhe  

últimas notícias