Diário de São Paulo
Siga-nos
Luto

Morre a jornalista Glória Maria, aos 73 anos

A profissional faleceu no Rio de Janeiro

Morre a jornalista Glória Maria, aos 73 anos - Imagem: reprodução
Morre a jornalista Glória Maria, aos 73 anos - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 02/02/2023, às 08h58


Morreu na manhã desta quinta-feira (02), a jornalista da Globo Glória Maria, no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Glória Maria nasceu no Rio de Janeiro. Filha de Cosme Braga da Silva, alfaiate, e Edna Alves Matta, dona de casa. A menina sempre se destacou pelos colégios públicos em que passou durante toda a sua vida.

“Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola”, afirmou Glória em uma entrevista ao 'Memória Globo'.

A profissional foi pioneira em diversos momentos marcantes para a história do jornalismo brasileiro. Iniciou o seu trabalho na Globo em 1970, em uma época sem internet, era responsável pelas rondas através da frequência da polícia para saber o que acontecia na cidade.

Estreou como repórter no ano seguinte, na cobertura da queda do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.

Glória Maria já esteve à frente do Jornal Hoje, Bom Dia Rio e RJTV.

Se tornou a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional. Foi responsável pela cobertura da posse de Jimmy Carter, em Washington, e, durante a ditadura militar, conversou com diversos chefes de estado, como o ex-presidente João Figueiredo:

“Foi quando ele [João Figueiredo] fez aquele discurso ‘eu prendo e arrebento’ – para defender a abertura (1979). Na hora, o filme acabou e não tínhamos conseguido gravar. Aí eu pedi: ‘Presidente, é a TV Globo, o Jornal Nacional, será que o senhor poderia repetir? Problema seu, eu não vou repetir’, disse Figueiredo. Onde ela chegava, o ex-presidente dizia para a segurança: ‘Não deixa aquela neguinha chegar perto de mim’”, relembrou.

A partir de 1986, já como um destaque do jornalismo da Globo, Glória Maria passou a integrar a equipe do 'Fantástico', onde comandou a apresentação de 1998 a 2007.

No 'Globo Repórter', onde encerrou a sua carreira, Glória Maria trabalhou como repórter e explorou mais de 100 países em todos os continentes do planeta. 

Compartilhe  

últimas notícias