Diário de São Paulo
Siga-nos
Maternidade

Salas de amamentação farão parte dos postos de saúde

A medida do Ministério da Saúde foi anunciada durante o evento da campanha nacional de incentivo à amamentação

Salas de amamentação farão parte dos projetos de construção de UBS, além da implantação nos estabelecimentos em funcionamento. - Imagem: reprodução I Freepik
Salas de amamentação farão parte dos projetos de construção de UBS, além da implantação nos estabelecimentos em funcionamento. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 03/08/2023, às 16h23


Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que salas de amamentação farão parte dos projetos de construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de um planejamento de implantação dos estabelecimentos em funcionamento. 

A medida foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o evento da campanha nacional de incentivo à amamentação e visa apoiar as mães que trabalham fora, especialmente aquelas que estão em mercado informal -sem amparo da lesgilação. 

''O aleitamento é comprovadamente responsável pela redução da mortalidade infantil em muitos países, assim como o Brasil. Hoje é dia de reafirmação desse compromisso, para que possamos avançar ainda mais no trabalho que temos feito e, para isso, precisamos de apoio. Nem sempre amamentar é uma ato simples. Então estamos avançando nessa agenda que é de atenção especial às mulheres que trabalham e amamentam'', afirma a ministra. 

De acordo com informações do portal do governo, cinco estados estarão no início do projeto: Pará, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Paraná, em que a instalação está prevista conforme a construção, assim como as unidades em funcionamento. 

Dessa forma, as mães poderão retirar, armazenar o leite e receber apoio para dar continuidade à amamentação, visto que as UBSs estão mais próximas dos locais de trabalho e até mesmo das residências. 

''Quantas mulheres foram desrespeitadas no shopping ou no transporte público, só porque estavam amamentando? Nós podemos amamentar, preferencialmente em lugares seguros. Que haja espaços nos postos de saúde, nas empresas, mas se for necessário amamentar em público, nós vamos, porque esse é um direito nosso e da criança e, por isso, essa campanha tem tanta importância'', ressalta a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. 

Compartilhe  

últimas notícias