Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia das Mães

AMAMENTAÇÃO: 3 dicas para não sentir dor na hora de amamentar

Ana Carolina Ferreira ensina dicas valiosas para facilitar o aleitamento materno

Ana Carolina Ferreira ensinou dicas para uma amamentação sem dor - Imagem: reprodução Freepik
Ana Carolina Ferreira ensinou dicas para uma amamentação sem dor - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 12/05/2023, às 11h00 - Atualizado às 12h01


O período pós-parto pode ser um desafio para muitas mulheres, especialmente quando se trata de amamentação, que pode ser complicada por vários obstáculos, desde dificuldades de sucção do bebê até ferimentos no bico do peito da mãe.

Contudo, a amamentação é um momento muito importante de conexão entre mãe e bebê e pode ser uma experiência mais tranquila e agradável se a mãe estiver preparada e bem informada.

Ana Carolina Ferreira, consultora de amamentação e especialista em ordenha de leite materno, compartilhou três dicas valiosas que ajudarão as mamães a passarem pelo período de amamentação com mais confiança e segurança.

Pega e posicionamento corretos

A pega e o posicionamento adequados do bebê no seio são fundamentais para uma amamentação bem-sucedida.

Segundo Ana Carolina, o bebê deve ficar barriga com barriga com a mãe, com a cabeça, ombro e quadril alinhados.

A cabecinha do bebê tem que estar levemente elevada, com o nariz para cima e o queixo para dentro. A mãe também precisa estar confortável, com as costas e os pés apoiados, e o bebê em uma almofada apropriada.

É importante começar com a pega e o posicionamento corretos pode evitar até 90% das dores na amamentação.

Teste da linguinha

Antes de qualquer coisa, deve-se verificar se o bebê não tem nenhum distúrbio nos freios da língua ou dos lábios, pois isso pode atrapalhar a amamentação e causar ferimentos na mãe.

A consulta com um fonoaudiólogo ou odontopediatra pode ajudar a identificar esses problemas.

Tempo

Às vezes, mesmo com a pega e o posicionamento corretos, as dores podem persistir nos primeiros dias de amamentação.

É preciso ter paciência e esperar a melhora, que deve ocorrer após cerca de cinco dias. Se as dores persistirem, é aconselhável procurar a ajuda de uma consultora de amamentação o quanto antes para identificar e corrigir eventuais problemas.

Quem é Ana Carolina Ferreira

Ana Carolina Ferreira é mãe de dois meninos, gerente de compras de TI e consultora de amamentação formada pela Universidade da Califórnia San Diego Extension (UCSD).

Ela ministra cursos online sobre amamentação e compartilha sua experiência para ajudar outras mães a terem uma maternidade mais leve e informada.

Além disso, Ana é formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Marketing e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), certificada em Gerente de Projetos (PMP) e está concluindo um MBA pela Pepperdine University com ênfase em Tecnologia da Informação.

Compartilhe  

últimas notícias