Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Mulher é internada durante anos com vômitos intensos e descobre síndrome incomum

A jovem de 23 anos tem diabetes e se surpreendeu com o diagnóstico

Jovem descobre síndrome por uso de maconha - Imagem: reprodução Freepik
Jovem descobre síndrome por uso de maconha - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 31/01/2023, às 10h35


Durante quase dois anos, uma jovem americana de 23 anos era internada praticamente todos os meses. Os sintomas eram os mesmos em todas as vezes: náusea, dor abdominal e vômitos incontroláveis.

Segundo informações do Metrópoles, a paciente tem diabetes e, então, os médicos associaram a situação à gastroparesia —doença gástrica comum em pacientes com dificuldade em controlar os níveis de insulina, o estômago do paciente não se movimenta da forma correta, fazendo com que os alimentos passem tempo demais no estômago, sem chegar no intestino.

Contudo, os exames voltaram todos negativos para a doença e os remédios já não faziam mais efeito.

Surpreendentemente, foi no momento em que a jovem contou que fumava maconha aproximadamente cinco vezes na semana que os médicos conseguiram chegar a um diagnóstico: síndrome de hiperêmese por canabinoides.

A doença é causada pelo uso crônico da cannabis e seus principais sintomas são justamente náusea e vômitos. Mesmo que grande parte dos pacientes usem a substância justamente para combater o enjoo, caso usada de forma exagerada, o efeito pode ser o contrário.

A jovem parou de fumar e seus sintomas desapareceram, mas, assim que voltou a usar a cannabis cerca de dois meses depois, tornou a sentir náusea e vomitar intensamente. O relato do curioso caso foi publicado na revista científica American Journal of Case Reports.

Compartilhe