Diário de São Paulo
Siga-nos
Atenção

Saiba quais são os primeiros sintomas do câncer de intestino, doença de Preta Gil

A cantora compartilhou o seu diagnóstico na última terça-feira (10)

Saiba quais são os primeiros sintomas do câncer de intestino, doença de Preta Gil - Imagem: reprodução / Instagram @pretagil
Saiba quais são os primeiros sintomas do câncer de intestino, doença de Preta Gil - Imagem: reprodução / Instagram @pretagil

Nathalia Jesus Publicado em 12/01/2023, às 11h52


Após uma internação às pressas na última semana, Preta Gilrevelou o seu diagnóstico nas redes sociais: um câncer no intestino.

A cantora foi socorrida depois de sentir um forte desconforto abdominal: “Graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino”, disse Preta no comunicado.

O câncer no intestino, também chamado de câncer de cólon e reto ou colorretal, corresponde aos tumores que atingem as partes do intestino grosso conhecidas como cólon,  reto, este que é o final do intestino e antes do ânus, e o ânus.

Primeiros sintomas

No geral, todos devem se atentar aos primeiros sintomas comuns do câncer no intestino. Assim como em outras condições de câncer, o diagnóstico precoce da doença aumenta consideravelmente a chance de sucesso do tratamento.

Entre os sinais e sintomas comuns estão:

  • Alteração na forma das fezes;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Sangue nas fezes;
  • Diarreia e prisão de ventre alternados;
  • Fraqueza e anemia;
  • Dor e desconforto abdominal e
  • Massa abdominal (tumoração)

Em entrevista ao Metrópoles, o oncologista Nilson Correia, da Oncoclinicas Brasília, explicou que o câncer de intestino é considerado um tumor silencioso. Desta forma, os primeiros sintomas são inespecíficos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os sintomas podem até ser causados por outros problemas intestinais que não o câncer, mas é importante que sejam investigados de perto por profissionais especialistas.

“Quando o tumor produz vários sintomas associados, muitas vezes já está em uma fase mais avançada, por isso a importância de uma investigação assim que notar alguns dos sintomas e também de fazer exames de rastreamento”, disse o oncologista.

O diagnótico do câncer de intestino pode ser feito através de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos após a constatação dos sintomas ou o rastreamento de pessoas que fazem parte do grupo que contém maior probabilidade de desenvolver a doença.

Tratamento

Preta Gil informou aos fãs que iniciará o tratamento para a doença na próxima segunda-feira (16). O câncer de intestino é tratável e tem um alto índice de chances de cura quando identificado precocemente.

O tipo de tratamento depende da extensão, localização e tamanho do tumor. A cirurgia de retirada da parte infectada do intestino e os gânglios linfáticos do abdômen é o tratamento inicial indicado.

A radioterapia pode ser acompanhada ou não de quimioterapia para diminuir a capacidade recidiva do câncer. Mesmo após a conclusão do tratamento, o paciente deve continuar o monitoramento junto ao médico.

Compartilhe  

últimas notícias