Diário de São Paulo
Siga-nos
Varíola dos macacos

Após ator pornô compartilhar evolução da varíola dos macacos, relembre principais sintomas

Ele recebeu o diagnóstico em julho deste ano e documentou a evolução do principal sintoma provocado doença

Após ator pornô compartilhar evolução da varíola dos macacos, relembre principais sintomas - Imagem: reprodução Instagram @therealsilversteele
Após ator pornô compartilhar evolução da varíola dos macacos, relembre principais sintomas - Imagem: reprodução Instagram @therealsilversteele

Vitória Tedeschi Publicado em 23/08/2022, às 19h04


A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox e é considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.

É importante citar que apesar de o vírus que causa a monkeypox ter sido descoberto após dois surtos da doença em macacos de laboratório. O episódio deu origem ao nome, mas esses animais não são os responsáveis pela transmissão.

Como se proteger da Varíola dos Macacos: 

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.

"Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças", disse a agência.

Sintomas da doença:

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dor nas costas;
  • Gânglios (linfonodos) inchados;
  • Calafrios;
  • Exaustão.

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

No início do mês, o Brasil havia registrado 1.721 casos da doença. E em relação ao número de casos globalmente, o país com mais infectados são os EUA, com 6.599.

Ator pornô divulga evolução

O ator pornôSilver Steeleé um dos tantos norte-americanos que recebeu o diagnóstico de varíola dos macacos no início de julho. Ele chamou a atenção das redes sociais quando decidiu compartilhar a evolução da doença em seu Instagram.

Morador da cidade Houston, no Texas,Steele relata que sentiu os primeiros sintomas por volta do dia 11 de julho, quando pequenas manchas brancas parecidas com espinhas começaram a aparecer ao redor de sua boca.

Achei que fossem queimaduras de navalha”, afirmou em seu perfil pessoal.

No entanto, as manchas não sumiram com o tempo e foram se transformando em grandes e dolorosas bolhas vermelhas. “Nem todo mundo apresenta sintomas exatamente da mesma maneira, mas me disseram que o meu caso é um exemplo ‘clinicamente perfeito’”, publicou em seu Instagram.

Ao longo dos meses, o ator foi publicando imagens de seu rosto em seu Instagram, relatando seus sintomas e contando os dias em que estava infectado. Além disso, Steele aproveitou para pedir que as pessoas sejam mais solidárias com àqueles que se infectaram e que não as discriminem.

Só estou pedindo a todos que sejam um pouco mais compassivos e entendam que, se é difícil olhar de fora [para as feridas], imagine como é tê-las”, afirmou.

Atenção imagens sensíveis! Veja abaixo a evolução de Silver com a doença:

Compartilhe  

últimas notícias