Diário de São Paulo
Siga-nos
Dramático

Homem perde chance de transplante de coração após voo ser cancelado por nevasca

Patrick Holland ficou desesperado com a situação, mas acaba surpreendido pela companhia aérea

Patrick Holland enfrenta falência no funcionamento do coração desde os 29 anos - Imagem: reprodução/The Mirror
Patrick Holland enfrenta falência no funcionamento do coração desde os 29 anos - Imagem: reprodução/The Mirror

Mateus Omena Publicado em 30/12/2022, às 17h06


Um homem que precisava urgentemente realizar uma cirurgia de transplante de coração ficou arrasado após seu voo ser cancelado devido à histórica tempestade de inverno que atingiu os EUA neste mês.

Patrick Holland, de 56 anos, teria que fazer uma viagem de oito horas do Alasca a Seattle para que pudesse chegar a tempo de um transplante de coração. No entanto, seu voo pela companhia aérea Alaska Airlines foi cancelado por causa da nevasca.

Em 22 de dezembro, o Washington Medical Center entrou em contato com Holland para informá-lo de que ele seria o próximo na fila para a operação. Ele e seus sete filhos ficaram aliviados com a esperança de salvação.

Após a ligação, o homem e um de seus filhos partiram para o aeroporto em Fairbanks, no Alasca, com a expectativa de pegar o voo noturno para Seattle.

"Foi uma notícia terrível saber que eu iria fazer um transplante, para ser honesto. Fiquei apavorado”, disse, em entrevista à CNN. “Mesmo assim, aos poucos fui ficando animado, porque era a única alternativa para me salvar”.

No entanto, ao chegar ao balcão, Holland foi informado que o voo noturno havia sido cancelado e que ele não conseguiria chegar a tempo da cirurgia programada.

Depois de saber de sua situação, a equipe da companhia aérea conseguiu garantir-lhe uma vaga em outro avião.

Apesar da colaboração da empresa, Patrick Holland entrou em pânico com a situação.

"Meus piores medos estavam me dominando. Porque quando você ouve isso, você pensa, há alguém doando um coração e eu não imagino que eles possam esperar tanto tempo. Porque quanto mais esperar, mais tempo o tecido se decompõe”.

Holland elogiou a equipe da Alaska Airlines, afirmando que eles fizeram o possível para levá-lo ao hospital a tempo, mas ele sabia que havia perdido a chance depois de ver vários outros voos subsequentes cancelados.

O hospital então ligou para ele para informou que havia dado o coração a outra pessoa.

“Acho que chorei mais naquele dia do que em toda a minha vida e experimentei todas as emoções que nunca tive”, lamentou. "Para sair daquele medo, eu imediatamente disse: 'Graças a Deus, haverá uma família que salvará o pai de alguém, salvará o irmão de alguém, salvará o tio de alguém, você sabe.'"

Patrick planeja se estabelecer em Seattle por um tempo, caso receba outra ligação para confirmar que outro coração está disponível.

Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante aos 29 anos, o que enfraqueceu significativamente seu coração.

A United Network for Organ Sharing, entidade dedicada à doação de órgãos, afirma que as correspondências de doadores para pessoas necessitadas são feitas por meio de um sistema de computador. No entanto, o processo é realizado de modo rápido para que a doação ocorra de acordo com a viabilidade do órgão.

O coração e os pulmões, por exemplo, só podem ser preservados fora do corpo por quatro a seis horas. Os rins, por outro lado, podem ser mantidos viáveis ​​por 24 a 36 horas.

Compartilhe  

últimas notícias