Diário de São Paulo
Siga-nos

Homem que aguardava transplante há 22 anos recebe rim doado por técnico alemão morto em acidente

Um homem de 47 anos recebeu, nesta terça-feira à tarde, um dos rins do técnico alemão de canoagem Stefan Henze, morto aos 35 anos devido a um acidente de

Homem que aguardava transplante há 22 anos recebe rim doado por técnico alemão morto em acidente
Homem que aguardava transplante há 22 anos recebe rim doado por técnico alemão morto em acidente

Redação Publicado em 17/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 20h42


Um homem de 47 anos recebeu, nesta terça-feira à tarde, um dos rins do técnico alemão de canoagem Stefan Henze, morto aos 35 anos devido a um acidente de carro, na Barra, na última segunda-feira. O gesto da família do ex-atleta olímpico, que autorizou a doação do coração, dos dois rins e do fígado, deu uma nova esperança para o paciente do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Uerj, em Vila Isabel, onde o transplante foi realizado.

– Esse paciente fazia hemodiálise desde 1994, quando perdeu um rim logo após um transplante. Desde então, ele aguarda por uma segunda chance. E isso foi possível agora graças a esse gesto muito bonito da família do técnico alemão – disse o professor titular de nefrologia da Uerj e chefe do Serviço de Nefrologia do Hupe, José Suassuna.

Segundo o médico, o paciente passa bem e está recebendo cuidados intensivos, num ambiente isolado. A cirurgia durou cerca de uma hora e meia e foi realizada por um nefrologista e dois urologistas.

– Por trás de um transplante, há uma equipe enorme de profissionais de saúde dando suporte. Além disso, o procedimento foi realizado em dia de jogo no Maracanã, quando várias ruas estavam interditadas. Foi uma loucura para que toda a equipe e até o paciente que recebeu o rim chegassem ao Hupe. Fizemos uma operação de guerra, conseguindo autorização para que as pessoas passassem pelos bloqueios – relatou Suassuna.

Transplante renal foi realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel
Transplante renal foi realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel Foto: Marcelo Piu/26.11.2012 / O Globo

Outra vitória da equipe de transplante renal do Hupe foi conseguir manter o serviço funcionando apesar da crise financeira pela qual passa o hospital, em função dos atrasos nos repassses verba por parte do governo estadual. A unidade realizou 30 transplantes renais este ano.

– Fizemos um esforço danado para não parar o transplante apesar dessa crise. Foi um esforço de todos nós, com apoio total da instituição. Quando aparece um órgão compatível, é a chance do paciente. Não dá para esperar – ressaltou o médico.

Outro rim foi transplantado em hospital da Tijuca

O outro rim do técnico alemão de canoagem foi transplantado num paciente do Hospital São Francisco, na Tijuca, também nesta terça-feira. No mesmo dia, ainda de madrugada, o coração do ex-atleta voltou a bater no peito de uma carioca, que recebeu o órgão pelas mãos da equipe do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras.

Após quase cinco horas de cirurgia, o coração do ex-atleta alemão voltou a bater no peito de uma mulher que aguardava há um ano na fila de transplantes. A paciente está recebendo cuidados intensivos.

Stefan Henze sofreu um acidente de carro no último dia 12, na Barra da Tijuca. Ele estava acompanhado de outro integrante da delegação alemã de canoagem, Christian Käding, quando pegou um táxi para retornar à Vila Olímpica. O veículo bateu em um poste na Avenida das Américas. Chistian se feriu levemente. O taxista não seu entrada em unidades de saúde do município, segundo a Secretaria municipal de Saúde. Henze teve traumatismo craniano e morreu, nesta segunda-feira, no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon.

Henze foi levado inicialmente para o Hospital Municipal Loureço Jorge, na Barra da Tijuca. Em função do traumatismo craniano grave, foi transferido para o Miguel Couto, onde passou por uma cirurgia para aliviar a pressão intracraniana.

Henze ganhou a medalha de prata em canoagem slalom em Atenas-2004.

A equipe alemã de canoagem prestou homenagem ao técnico morto em seu perfil no Twitter: “Estamos profundamente entristecidos. Descanse em paz, Stefan, você permanecerá para sempre em nossos corações”.

Compartilhe  

últimas notícias