Diário de São Paulo
Siga-nos
OVERDOSE DE VITAMINA

Idoso morre após overdose de vitamina D; confira qual o máximo indicado

Um idoso aposentado de 89 anos, morreu de hipercalcemia após consumir uma quantidade excessiva de Vitamina D por meses

Um idoso aposentado de 89 anos, morreu de hipercalcemia após consumir uma quantidade excessiva de Vitamina D por meses - Imagem: Reprodução/Freepik
Um idoso aposentado de 89 anos, morreu de hipercalcemia após consumir uma quantidade excessiva de Vitamina D por meses - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 01/03/2024, às 11h57


Um aposentado inglês de 89 anos, morreu de hipercalcemia, após consumir uma quantidade excessiva de vitaminaDpor meses. O idoso morreu em maio de 2023, após ficar 10 dias internado, de acordo com relatórios de autópsia obtidos pelo Daily Mail.

Segundo o Metrópoles, o legista responsável afirmou que os níveis de vitamina D ingeridos pelo idoso eram os mais altos comercializados. Os suplementos tem um limite máximo de ingestão de 4 mil UI por dia.

A vitamina D é diretamente relacionada ao cálcio, responsável por metabolizar o nutriente e levá-lo para os ossos, onde faz parte do processo de fortalecimento.

Porém, quando há um excesso na substância, o cálcio começa a circular pelo sangue e passa a ser tóxico. Caso seja identificada previamente, a quantidade excessiva de cálcio pode ser resolvida com uma ingestão maior de líquidos e medicamentos à base de fosfato.

Nos casos mais graves, os sintomas que indicam a intoxicação são: problemas digestivos, constante sede e vontade de urinar, confusão mental e desmaios. Caso não seja tratado, o excesso de cálcio é irreversível, já que mata os tecidos e artérias.

A vitamina é produzida pelo organismo a partir da luz solar e também pode ser obtida por meio da alimentação e de suplementos. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) recomenda controle no uso de medicamentos.

Para adultos, doses de manutenção variam entre 400 e 2 mil UI por semana, a depender da exposição solar e da coloração da pele. Para idosos, as doses recomendadas variam de mil a 2 mil UI/dia ou 7 mil a 14 mil UI/semana. Indivíduos obesos, pessoas que têm má absorção ou estão em uso de anticonvulsivantes podem necessitar de doses duas a três vezes maiores", estabelecem eles.
Compartilhe  

últimas notícias