Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

Gamer viciado em refrigerante desenvolve doença comum em idosos e acende alerta aos jovens

Neto Silva tomava altas doses de bebidas ricas em cafeína

Gamer viciado em refrigerante desenvolve doença comum em idosos e acende alerta aos jovens - Imagem: reprodução redes sociais
Gamer viciado em refrigerante desenvolve doença comum em idosos e acende alerta aos jovens - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 07/03/2023, às 11h54


José Neto, de 21 anos, mais conhecido como Neto Silva, adotou uma rotina nada comum para continuar no top 1 global de Free Fire e se manter acordado para jogar durante 18 horas. Ele consumia três litros de refrigerantes e mais um litro de café, além de energéticos.

O gamer que chegou a faturar mais de R$ 1 milhão apenas com o jogo, só não contava que tais adaptações na rotina influenciariam sua saúde e que ocasionariam um quadro incomum para a idade: a osteoporose.

Neto explicou que antes de iniciar a carreira como jogador profissional de e-sports, praticava exercícios. Mas, com a mudança na rotina, trocou tais hábitos pelo sedentarismo, má alimentação e até mesmo falta de exposição à luz solar.

Todos os dias, eu tomava 3 litros de refrigerante e mais 1 litro de café, além de energéticos. Cheguei até a substituir a água para beber refrigerante. Eu precisava disso para me manter acordado e jogar durante 18 horas", revelou Neto em entrevista ao portal R7.

Neto ainda revelou que quando praticava exercícios, no geral, sua saúde era muito melhor, mas quando parou sentiu sua qualidade de vida mudar completamente:

"Comecei a sentir muitas dores no corpo, não encontrava muito bem uma posição [confortável] pra dormir, sentia o osso doendo. Um dia, inventei de sair para correr e comecei a torcer os pés logo nos primeiros passos. Já sentia muita dor nas costelas antes de dormir, mas achava que era por conta da má postura, por ficar muitas horas sentado na cadeira. Mas, quando aconteceu isso, durante a corrida, fui para o hospital no mesmo dia", relatou ele.

Ele afirma que, ao receber o diagnóstico sua vida mudou. Ele iniciou o tratamento medicamentoso, repondo cálcio e vitamina D.

Mas afinal, o que é osteoporose?

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.

Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.

Para entender melhor, vale lembrar que os ossos contêm minerais, incluindo cálcio e fósforo, que os tornam duros e densos, e, para manter a densidade óssea (ou massa óssea), o corpo precisa de um fornecimento adequado de cálcio e outros minerais e deve produzir as quantidades adequadas de vários hormônios, como o hormônio da paratireoide, hormônio do crescimento, calcitonina, estrogênio e testosterona.

Um suprimento adequado de vitamina D é necessário para absorção do cálcio dos alimentos e sua incorporação aos ossos. A vitamina Dé absorvida a partir da dieta e também fabricada na pele através da luz solar. Ou seja, sem esses suprimentos, os ossos podem ficar mais frágeis e desgastados.

Quais são os sintomas da oesteoporose?

Sendo o Manual MSD, a osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.

As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna e à diminuição da estatura e as fraturas do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Nas fases em que se manifesta, a dor está diretamente associada ao local em que ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo.

Quais são os fatores de risco que podem levar à osteoporose?

  • História familiar da doença;
  • Pessoas de pele branca, baixas e magras;
  • Asiáticos;
  • Deficiência na produção de hormônios;
  • Medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
  • Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
  • Baixa exposição à luz solar;
  • Imobilização e repouso prolongados;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Consumo de álcool;
  • Certos tipos de câncer;
  • Algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.

Refrigerante causa osteoporose?

Segundo o site do Márcio Atalla, especialista em qualidade de vida, os refrigerantes com cola, são responsáveis por descalcificar os ossos pela presença do ácido fosfórico.

Isso porque, de acordo com pesquisadores que publicaram uma pesquisa sobre o assunto na American Journal of Clinical Nutrition, o ácido fosfórico cria uma acidez no sangue e, assim, o cálcio seria retirado dos ossos, tornando a pessoa que consome o ácido em excesso mais propensa a desenvolver a osteoporose.

Compartilhe  

últimas notícias