Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Cigarro eletrônico: perguntas e respostas sobre os danos que o vício causa à saúde bucal

Mesmo com venda proibida, o Brasil segue com alta no uso entre os jovens

Cigarro eletrônico: perguntas e respostas sobre os danos que o vício causa à saúde bucal - Imagem: reprodução Freepik
Cigarro eletrônico: perguntas e respostas sobre os danos que o vício causa à saúde bucal - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 14/08/2023, às 11h35


O cigarro eletrônico, apesar de ter sua venda proibida no Brasil desde 2009, ainda é algo facilmente encontrado e muito usado por pessoas de diversas faixas etárias. Porém, os maiores usuários continuam sendo os mais jovens.

Um estudo do Covitel, Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, mostrou que 1 a cada 4 jovens brasileiros, de 18 a 24 anos, já fez uso, o que representa cerca de 23,9%.

Entretanto, problemas respiratórios não são os únicos malefícios que o dispositivo causa aos fumantes, uma vez que a saúde bucal também pode ser muito prejudicada, como explica o dentista Dr. Cadu Crevelario.

Para entendermos melhor como os cigarros eletrônicos podem prejudicar a boca e toda a cavidade oral, confira abaixo as principais dúvidas e questionamentos sobre o tema:

Quais são as melhores práticas para manter uma boa saúde bucal, especialmente para alguém que usa cigarro eletrônico?

A boa higienização bucal é primordial para qualquer paciente, mas para ressaltar, o indicado é escovar os dentes três vezes ao dia e passar fio dental, pelo menos, uma vez ao dia e sempre escovar a língua. A língua acumula muitas bactérias, e muitas pessoas deixam passar essa parte da higienização bucal, mesmo sendo tão importante.

Existem riscos adicionais para a saúde bucal associados ao uso do cigarro eletrônico em conjunto com o tabaco tradicional?

Os cigarros eletrônicos liberam mais nicotina no seu vapor do que o cigarro tradicional, então, a chance de dependência por eles é muito maior. Isso ocorre porque o tabaco e a nicotina reduz o fluxo sanguíneo, o que prejudica o abastecimento de nutrientes que as gengivas precisam para se manterem saudáveis, levando a danificação do tecido e consequentemente, a retração gengival. Os dois são muito prejudiciais à saúde bucal.

Existem diferenças nos efeitos do cigarro eletrônico para dentes e gengivas em comparação com o tabaco tradicional?

A maior diferença entre eles é o açúcar, que é encontrado em grande quantidade no cigarro eletrônico. Isso ocorre porque ele é convertido em ácido pelas bactérias presentes em nossa boca.

Quais são os principais problemas de saúde bucal causados pelo cigarro eletrônico

Um dos problemas mais comuns causados pelo cigarro eletrônico é o mau hálito, pois ele contém nicotina, que em contato com a cavidade oral, ocasiona a halitose. O ideal, neste caso, é manter a boa higienização bucal, mas não adianta usar chiclete pois apenas irá mascarar o odor, trazendo problemas futuros maiores. Além disso, também traz xerostomia (boca seca), escurecimento dental, retração gengival e doenças periodontais.

Falando em doenças periodontais, pode explicar melhor?

Sua principal causa é o acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Isso ocorre porque o cigarro eletrônico interfere nas substâncias presentes na cavidade bucal, trazendo riscos até de perda dental. Por isso a importância de ter uma boa higienização e, em casos de pacientes que fazem o uso do cigarro eletrônico, o ideal é redobrar os cuidados.

Quais são os efeitos do cigarro eletrônico na saúde das gengivas?

O uso prolongado pode ocasionar o escurecimento da gengiva, suprimento sanguíneo inadequado. A falta de higienização bucal pode ocasionar acúmulo de placa bacteriana na superfície dental e doença periodontal severa, caso não seja tratada de forma correta.

Os produtos químicos presentes nos líquidos do cigarro eletrônico podem danificar os tecidos moles da boca? Como pode ser tratado?

Sim. Danifica porque há uma diminuição sanguínea nessa região, além de causar acúmulo de placas bacterianas na superfície dos dentes, podendo ocasionar doença periodontal e cárie.

Nesses casos, o ideal é procurar ajuda médica para um diagnóstico preciso, mas normalmente é realizada limpeza e profilaxia acompanhada, com uso de enxaguante bucal clorexidina 0,12% além da melhora na higienização bucal.

Existe alguma relação entre o uso do cigarro eletrônico e o desenvolvimento de lesões pré-cancerígenas na boca ou, de fato, câncer?

Com certeza sim, há casos que poderiam ter sido evitados se não houvesse a utilização do cigarro eletrônico e a má higienização combinada. Aqueles que usam os chamados “vapes” estão mais predispostos a desenvolver diversos tipos de câncer, além de doenças pulmonares, como o enfisema e doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque altera o DNA das células da boca e de todo trato respiratório, aumentando o risco da ocorrência de tumores também na região.

O cigarro eletrônico afeta o esmalte dos dentes ou pode causar sensibilidade dentária?

Sim, aumenta a sensibilidade nos dentes. Os vaporizadores tem como princípio ativo o açúcar, onde faz o sabor ser mais diferenciado, além de ser encontrada em sua substância outros materiais que modificam a microbiologia bucal e aumenta a adesão de bactérias que causam a cárie dental. É como se você estivesse colocando uma bala com açúcar na boca, então deve se ter muito cuidado com a higienização bucal após o uso. Inclusive, também pode causar cárie

O cigarro eletrônico pode causar mau hálito crônico. Como isso ocorre?

A xerostomia aliada à falta de higiene bucal pode trazer sérios riscos à saúde periodontal que apenas poderão ser tratados por um cirurgião-dentista.

O cigarro eletrônico pode afetar a cicatrização após procedimentos dentários, como extrações ou implantes?

Pode ocasionar uma lentidão na cicatrização pelo fato das substâncias que estão no cigarro eletrônico serem altamente tóxicas, o que leva a uma diminuição da irrigação sanguínea nessa região.

O uso do cigarro eletrônico pode causar manchas nos dentes? Como isso pode ser prevenido?

Esse hábito pode acabar gerando manchas nos dentes e visitas mais frequentes ao dentista. Isso ocorre pela grande toxicidade e pelo alto teor açucarado e a viscosidade do líquido vaping, que quando aerossolizado e exalado pela boca, aderem aos dentes.

O cigarro eletrônico tem algum efeito sobre a saúde das glândulas salivares?

A falta de higiene adequada da cavidade oral, bem como o uso de substâncias nocivas presentes nas bebidas alcoólicas e no cigarro, podem levar a inflamações da mucosa oral e, consequente, redução do fluxo salivar, originando o quadro de sialoadenite, inflamação bacteriana das glândulas salivares. Os sintomas são edema, dor, rubor e sensibilidade.

Pode afetar negativamente o paladar das pessoas?

Sim. Chamamos de “língua de vape” quando ocorre a perda do paladar pelo ressecamento da boca. Isso ocorre quando o paciente fuma. Mas é revertido, caso ele pare de utilizar o cigarro eletrônico.

A fumaça do cigarro eletrônico pode ter algum impacto negativo na saúde bucal das pessoas ao redor do fumante passivo?

Evidências mostram que o vapor possui diferentes quantidades de substâncias tóxicas e metais pesados. Inclusive já foi possível chegar a uma conclusão de que o fumante passivo do vape existe, mas não há evidências de que isso seja uma real ameaça para a saúde.

Quais são as alternativas mais seguras ao cigarro eletrônico para proteger a saúde bucal?

O ideal é não usar. Mas, já que usa, ressaltamos a boa higienização bucal, como escovação no mínimo 3 vezes ao dia após alimentação ou contato bucal com o cigarro eletrônico, utilização do fio dental, no mínimo, uma vez ao dia, e escovar a língua todos os dias.

Compartilhe  

últimas notícias