Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Cientistas indicam que o consumo de sal pode estar ligado ao diabetes

Os pesquisadores explicam que o consumo de sal pode levar as pessoas a ingerirem porções maiores de alimentos

Cientistas indicam que o consumo de sal pode estar ligado ao diabetes - Imagem: reprodução freepik
Cientistas indicam que o consumo de sal pode estar ligado ao diabetes - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 01/11/2023, às 15h34


É uma informação estabelecida que pessoas com risco de desenvolver diabetestipo 2 devem evitar o consumode açúcar. No entanto, um estudo realizado por acadêmicos da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, recomenda também que eles diminuam a ingestão elevada de sal.

De acordo com um estudo divulgado em 1º de novembro no periódico acadêmico Mayo Clinic Proceedings, os pesquisadores explicam que o consumo de sal pode levar as pessoas a ingerirem porções maiores de alimentos, o que, por sua vez, eleva as probabilidades de desenvolver fatores de risco para a diabetes, tais como obesidade e inflamação corporal.

Conforme informações do portal metrópoles, o estudo se baseou na análise de informações de 402.982 indivíduos inscritos no UK Biobank, um repositório de dados relacionados à saúde no Reino Unido. Essas pessoas não apresentavam diabetes, doença renal crônica, câncer ou doença cardiovascular no início da pesquisa.

Durante um acompanhamento médio de 11,9 anos dos participantes, ocorreram 13.120 casos de diabetes tipo 2. Indivíduos que indicaram o uso de sal "às vezes", "geralmente" ou "sempre" em suas refeições tiveram um aumento de risco de 13%, 20% e 39%, respectivamente, em comparação com aqueles que "nunca" ou "raramente" utilizavam o sal, no desenvolvimento da doença.

O consumo regular de sal foi ligado a um aumento no índice de massa corporal (IMC) e na relação cintura-quadril, levando os cientistas a sugerirem que o sal pode influenciar as pessoas a ingerirem porções maiores durante as refeições.

“Nossas descobertas indicam pela primeira vez que uma maior frequência de adição de sal aos alimentos, um marcador importante para a preferência e ingestão de sal a longo prazo de uma pessoa, está associada a um maior risco de diabetes tipo 2”, afirmam os pesquisadores. 

Compartilhe  

últimas notícias