Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

Anvisa suspende lote de sal de marca famosa; veja como identificar

Quem tiver o produto em casa não deve consumir

Anvisa suspende lote de sal da marca Carrefour; veja como identificar - Imagem: reprodução Canva
Anvisa suspende lote de sal da marca Carrefour; veja como identificar - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 06/07/2023, às 14h39


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de um lote de sal da marca Carrefour. A decisão foi tomada após a constatação de que o produto não apresenta a quantidade mínima de iodo exigida.

A medida foi publicada, na última quarta-feira (5), no Diário Oficial da União, que especificou que o Lote 22992 foi proibido de ser vendido, distribuído, fabricado e usado de qualquer maneira.

Sefundo o Ministério da Saúde, desde a década de 1950, todo sal destinado a consumo humano deve conter iodo. Atualmente, a iodação do sal deve ficar em 20 a 60 ppm (partes por milhão).

Vale citar que o iodo previne bócio, condição em que a glândula tireoide fica inchada. Além de ter um papel importante no metabolismo, crescimento físico e neurológico.

Em nota enviada ao Metrópoles, o Carrefour informou que faz análises recorrentes em todos os produtos da marca própria, e que está em contato com o fornecedor para apurar o fato.

Confira a íntegra da nota do Carrefour

"Informamos que realizamos análises recorrentes em todos os nossos produtos de marca própria. O produto citado foi testado em maio deste ano, e, na ocasião, as amostras analisadas estavam dentro dos parâmetros estabelecidos pela Anvisa.

Reforçamos ainda que solicitamos imediatamente a retirada do produto do lote 22992 em todas as lojas que o mesmo encontra-se disponível e que estamos em contato com o fornecedor para apurar o fato".

Compartilhe  

últimas notícias