Diário de São Paulo
Siga-nos
SAÚDE DO CORPO

Alimento favorece o ganho de massa e previne o envelhecimento; veja qual

Sendo um alimento versátil, ele também é uma grande fonte de proteínas, favorece o ganho de massa muscular, emagrece e previne o envelhecimento

Sendo um alimento versátil, ele também é uma grande fonte de proteínas, favorece o ganho de massa muscular, emagrece e previne o envelhecimento - Imagem: Reprodução/Freepik
Sendo um alimento versátil, ele também é uma grande fonte de proteínas, favorece o ganho de massa muscular, emagrece e previne o envelhecimento - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 14/02/2024, às 17h01


Apesar do ganho massa muscular ser sempre associado ao consumo de carne, existe uma semente que funciona como um verdadeiro tesouro de proteínas de alta qualidade: a quinoa.

De acordo com o Metrópoles, mesmo sendo uma espécie de planta, o alimento é um ótimo "combustível" para os músculos, por ter todos os aminoácidos essenciais, incluindo a lisina - que não é produzida pelo corpo humano, sendo necessária sua ingestão por meio da alimentação.

E, quanto mais músculos a pessoa tem, mais calorias ela queima. Isso acontece porque o músculo é um tecido metabolicamente mais ativo, o que faz com que seja mais fácil perder peso. Além disso, as proteínas são saciantes e ajudam a controlar o apetite. Inclusive, os nutricionistas classificam a quinoa como um pseudocereal devido à composição semelhante à dos grãos integrais.

Segundo com informações do portal especializado em saúde e nutrição, Saber Vivir TVE, além de se destacar pela quantidade de proteínas, a quinoa é uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras.

Ela contém cerca de 7,9 gramas em cada 100 gramas, ou seja, uma porção completa de quinoa chega a oferecer mais de 40% da dose diária recomendada de fibra. Ela é fundamental para o bom funcionamento digestivo e para controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Já no quesito minerais, a quinoa ainda fornece ferro, potássio, magnésio e fósforo.

A semente ainda é rica em vitaminas, principalmente a E, que é poderoso antioxidante que reduz o risco de doenças cardíacas e câncer. Também fornece ácido fólico, que está envolvido na formação do DNA celular.

E não para por aí, a quinoa também contém quercetina e kaempferol, compostos antioxidantes que protegem as células da oxidação causada pelos radicais livres e, portanto, de muitas doenças crônicas.

Diante de todos esses benefícios e, pricipalmente, de seu potencial como fonte de proteína, a quinoa garantiu o posto de ingrediente fundamental da dieta dos astronautas da Nasa.

Compartilhe  

últimas notícias