Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Ora-pro-nóbis: entenda seus benefícios e como acrescentá-la na dieta

A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta com grande valor nutricional. Suas folhas são consideradas polivitamínicas

A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta com grande valor nutricional. Suas folhas são consideradas polivitamínicas - Imagem: Reprodução/Instagram @ora.pro_nobis
A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta com grande valor nutricional. Suas folhas são consideradas polivitamínicas - Imagem: Reprodução/Instagram @ora.pro_nobis

Ana Rodrigues Publicado em 19/10/2023, às 08h07


A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta com grande valor nutricional. Suas folhas são consideradas polivitamínicas, uma vez que elas são ricas em micronutrientes como ferro, vitamina A, vitamina C e do complexo B.

A nutricionista Nara Oliveira, da clínica Tivolly, em Brasília, destacou que a planta é uma ótima fonte de proteínas.

É possível encontrar 2,7 gramas de proteínas em 100g de folha, o que torna a OPN muito atrativa para os adeptos da dieta sem carne animal".

Segundo o Metrópoles, a ora-pro-nóbis possui ainda uma boa quantidade de fibras, ou seja, a sua ingestão colabora para a saúde intestinal. As fibras aumentam a sensação de saciedade e acabam melhorando o trânsito intestinal, sendo assim, a planta também pode ser considerada uma "aliada" do emagrecimento.

A nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, de Brasília, acrescentou que a ora-pro-nóbis auxilia na prevenção de várias doenças por ter propriedades anti-inflamatórias.

Os micronutrientes são super importantes para o nosso corpo funcionar bem. Normalmente, os alimentos vegetais têm essas substâncias em quantidades pequenas. Na OPN, as quantidades são excepcionais", afirmou. 

Apesar de não ser uma plantaconvencional, ela não apresenta nenhum risco para a alimentação. A nutricionista Carla de Castro sugere, porém, que as pessoas variem o cardápio para que o aporte de nutrientes seja o mais completo possível.

É importante considerar que as plantas têm diferentes nutrientes. A ora-pro-nóbis é a folha com maior teor de proteína, mas espinafre, couve e salsa também têm valores nutricionais excelentes", explicou.

A nutricionista sugere que a OPN seja utilizada em forma de farinha, acrescentando-a em sucos e sopas. Ou, utilizar as folhas em saladas e refogados.

Compartilhe  

últimas notícias