Diário de São Paulo
Siga-nos
Ciência

Nasa descobre novo planeta e acredita que pode ser habitável

O corpo celeste tem um tamanho semelhante ao da Terra e pode ter água

Nasa descobre novo planeta e acredita que pode ser habitável - Imagem: Flickr
Nasa descobre novo planeta e acredita que pode ser habitável - Imagem: Flickr

Nathalia Jesus Publicado em 12/01/2023, às 12h30


O satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da Nasa detectou um novo planeta e acredita que ele possa ser habitável.

O TOI-700 e está em uma "zona habitável", de acordo com a definição da Nasa, isso significa que ele está em uma área de seu sistema planetário que permite a presença de água líquida em sua superfície, o que viabiliza a existência de vida.

A mais nova descoberta da Nasa foi anunciada da 241° reunião da Associação Astronômica Americana, em Seattle, nesta terça-feira (10).

O planeta é um dos raros que tem o tamanho semelhante ao da Terra descoberto em uma região habitável de uma estrela, segundo a apuração do portal G1. No sistema onde ele foi encontrado há mais três planetas (TOI 700 b, c, d). Dos quatro descobertos, apenas dois têm condições para serem habitados.

TOI 700 e

O planeta foi localizado no sistema identificado como TOI 700 e está localizado há 100 anos-luz da constelação Dorado.

"Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos.", disse Emily Gilbert, membro do laboratório Jet Propulsion da Nasa.

O TOI 700 e tem 95% do tamanho da Terra e, segundo informações da Nasa, provavelmente é rochoso. Segundo o órgão, o planeta completa a órbita em 28 dias.

O diretor da divisão de astrofísica da sede da Nasa, Paul Hertz, o satélite TESS que encontrou os planetas desse sistema foi projetado especialmente para encontrar corpos celestes do tamanho da Terra em estrelas e sistemas próximos.

Compartilhe  

últimas notícias