Diário de São Paulo
Siga-nos
SAÚDE DO CORPO

Médico lista 4 suplementos que devem ser evitados por serem "perigosos"

Segundo o médico, os suplementos só devem ser consumidos com cautela e com prescrição especializada

Segundo o médico, os suplementos só devem ser consumidos com cautela e com prescrição especializada - Imagem: Reprodução/Freepik
Segundo o médico, os suplementos só devem ser consumidos com cautela e com prescrição especializada - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 18/01/2024, às 09h56


Existem muitas pessoas que antes mesmo de tomar o café da manhã ingerem suplementos para turbinar a imunidade, ganhar massa muscular e melhorar a saúde da pele e do cabelo. E, embora sejam consideradas saudáveis, essas substâncias necessitam ser consumidas com cautela e após prescrição especializada, conforme dastacou um médico.

Segundo o Metrópoles, o dermatologista cosmético Charles postou um vídeo no perfil do TikTok sobre quais as fórmulas devem ser evitadas.

Estes são os quatro suplementos que você nunca deve tomar, pois são realmente perigosos", ressaltou.

Confira a lista:

Vitamina A

O primeiro suplemento que Charles pontuou foi a respeito da Vitamina A, também chamada de Retinol. O composto é rico em antioxidantes e acaba ajudando a combater o risco de câncer e doenças cardíacas. E, de acordo com o médico, a substância só prejudica a saúde quando é ingerida em altas doses.

As pessoas pensam que isso [vitamina A] ajuda a pele e os olhos, mas na verdade se acumula no corpo e causa danos. Tomar altas doses desse suplemento pode prejudicar o fígado. A combinação de altas doses de suplementos de vitamina A com outros medicamentos que podem danificar o fígado tende a aumentar o risco de doença hepática", endossou o médico.

Vitamina E

Outro suplemento elencado pelo médico é a Vitamina E.

As pessoas o adoram pelos seus efeitos antioxidantes, mas na verdade tem sido associado a taxas mais elevadas de câncer".

O dermatologista ainda relatou que os estudos analisaram a associação da substância com o câncer, principalmente o de próstata.

A vitamina E pode influenciar o desenvolvimento de câncer por meio de vários mecanismos", mencionou o Comité de Carcinogenicidade (COC) do Reino Unido em 2015.

Porém, os pesquisadores concluíram que não tinham provas suficientes de que a Vitamina E e aumenta o risco de câncer de próstata.

Ferro

A ausência de ferro no organismo tem como resultado a anemia, sendo assim, Charles aconselhou não ingerir o suplemento sem prescrição especializada.

A menos que o seu médico diga especificamente para tomar ferro, isso pode realmente danificar o seu coração", sustentou.

Um estudo publicado pela revista eLife Sciences em 2021, mostrou que, a ação do uso prolongado de suplementos de ferro em pacientes com insuficiência cardíaca. O autor da investigação, o doutor em ciências Jumpei Ito declarou ao site Medical News Today.

Nossos resultados sugerem que a liberação de ferro pode ser prejudicial ao coração".

Biotina

Procurada por quem quer melhorar a resistência da fibra capilar e das unhas, o suplemento acaba atrapalhando o resultado de exames clínicos, conforme avaliou Charles.

O número um é a biotina porque pode interferir nos testes de laboratório. Na verdade, você não precisa complementar isso para seus cabelos e unhas".

Há alguns estudos que comprovam a orientação do dermatologista.

O FDA alerta que tomar muita biotina pode interferir nos exames laboratoriais, como testes hormonais e para marcadores de ataques cardíacos. Um resultado de laboratório impreciso pode ter consequências perigosas", escreveu a escola de medicina de Harvard em um artigo.
Compartilhe  

últimas notícias