Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde do Corpo

Acordar no mesmo horário todos os dias pode fazer você dormir melhor

Segundo especialista, acordar em horários diferentes todos os dias pode levar a um "desajuste" do nosso corpo

Segundo especialista, acordar em horários diferentes todos os dias pode levar a um "desajuste" do nosso corpo - Imagem: Reprodução/Pexels
Segundo especialista, acordar em horários diferentes todos os dias pode levar a um "desajuste" do nosso corpo - Imagem: Reprodução/Pexels

Ana Rodrigues Publicado em 26/09/2023, às 07h57


Alternar os horários de acordar e de descanso, por exemplo, levantar da cama às 7h em uma segunda-feira e cochilar até tarde no domingo, pode ter um impacto negativo na qualidade de seu sono e na saúde em geral.

Essa desregulação é tão relevante que é um dos fatores que contribuem para o fato de domingo para segunda ser o dia em que as pessoas mais dormem mal no mundo, pois é justamente quando elas precisam voltar à rotina", afirmou Lucas Baraças, cofundador da startup Vigilantes do Sono.

Segundo o Viva Bem do UOL, o especialista informa que, despertar em horários diferentes todos os dias pode levar a uma desajuste do nosso ritmo circadiano. O ritmo circadiano nada mais é que um "relógio" interno localizado em uma região do cérebro que regula o ciclo sono-vigília e outras funções biológicas, como a produção de hormônios e a temperatura corporal ao longo das 24 horas diárias.

A produção de melatonina, hormônio fundamental para o sono, pode ficar comprometida, dificultando o adormecer. Além disso, os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, podem ficar desequilibrados, afetando a qualidade do sono e causando maior sensação de cansaço e irritabilidade durante o dia", explicou.

Para Lucas, embora seja possível acordar em horários diferentes sem prejudicar a qualidade de seu sono, é muito importante tentar manter uma rotina o mais regular possível.

Pequenas variações no horário de despertar, como uma hora a mais ou a menos, podem ser toleradas pelo organismo", completou.

O médico ayurvédico Suhas Kshirsagar publicou um livro chamado "Mude seus Horários, Mude sua Vida" (editora Sextante), onde ressaltou a importância de dormir sempre no mesmo horário. Ainda afirmou que ficar acordado até tarde em algumas noites e em outras não, predispões à insônia. Isso acontece porque seu corpo tenta descobrir a hora do dia com base em quando você se levanta e quando normalmente vai dormir.

Se você não estabelecer sua hora de dormir, seu corpo não saberá quando liberar os hormônios que o farão se sentir sonolento nem quando começar o período de descanso e rejuvenescimento das células. O resultado disso é pouca energia, apatia e más escolhas alimentares", disse Kshirsagar.

Para o coordenador do Laboratório do Sono do Hospital Português da Bahia, Francisco Hora, um dos efeitos colaterais mais frequentes e graves causados por um sono irregular é a obesidade, pois o organismo acaba criando uma necessidade maior de alimentos com efeitos "obseogênicos", como os açúcares.

Hoje sabemos que, de fato, dormir mal engorda".

Em longo prazo, um padrão de sono irregular também está associado a um maior risco de desenvolver outros problemas de saúde crônicos, como diabetes, doenças cardiovasculares e distúrbios metabólicos, disse Christiano Perin, especialista em medicina do sono diretor do LabSono.

Um estudo foi publicado no Journal of the American College of Caardiology em 2020, acompanhou 1.992 participantes por mais de cinco anos e indicou que mudar o ritmo de acordar e dormir em mais de 90 minutos durante a semana, mais que duplicou o risco de ter um evento cardiovascular como infartoou AVC.

Já em outra pesquisa, que foi publicada em 2018 no periódico The Lancet Psychiatry e feita com mais de 90 mil pessoas, onde relacionou as interrupções do ritmo circadiano com um maior risco de transtornos de humor.

Compartilhe  

últimas notícias