Diário de São Paulo
Siga-nos
Alimentação saudável

Insônia? Saiba o que comer no dia seguinte para ter mais energia

Os alimentos podem ser grandes aliados nesse momento

Insônia? Saiba o que comer no dia seguinte para ter mais energia - Imagem: reprodução Freepik
Insônia? Saiba o que comer no dia seguinte para ter mais energia - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 19/01/2023, às 16h29


Insônia, choro de bebê, exagero na alimentação na noite anterior ou qualquer outro motivo que possa ter impedido que você dormisse bem é fato que mesmo depois de uma noite ruim é preciso seguir com a rotina do dia a dia.

Claro que não existe nenhuma fórmula mágica que vá te deixar completamente disposto como se tivesse dormido perfeitamente, mas a boa notícia é que existem alimentos poderosos que podem ser grandes aliados. Por outro lado, alguns itens não são recomendados e devem ser evitados

Confira abaixo como a alimentação pode ser sua melhor amiga nesse momento:

O que comer e beber

Água

Como era de se esperar, beber água é sempre uma boa ideia. Por isso, para quem não dormiu bem, a recomendação é manter a hidratação no dia seguinte. Portanto, é importante beber bastante água para evitar sintomas desagradáveis, como dores de cabeça e até mau humor.

No entanto, existem excessões. Lembre-se apenas que não é recomendado beber muita água durante a noite, para que não haja interrupções do sono com vontade de ir ao banheiro.

Frutas

As frutas também podem ser boas aliadas. Vale a pena investir na banana, que contém triptofano - a substância tem participação na produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores ligados ao bem-estar.

Além disso, frutas vermelhas, kiwi, maçã e abacate são exemplos de fontes de compostos bioativos que favorecem uma noite reparadora.

Alimentos com fibras

De acordo com o Viva Bem, UOL, a serotonina é predominantemente secretada pelo intestino e, quando ele funciona adequadamente, contribui com boas noites de sono. Por isso, para fazer o órgão trabalhar corretamente, invista nas fibras, encontradas em frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Ovos

Os ovos, além de serem versáteis e estarem presentes em diversas receitas deliciosas, também contém proteínas de alta qualidade, gorduras boas, vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo. Vale lembrar que o alimento aumenta a energia.

Oleagenosas e sementes

Incluir alimentos como nozes, chia ou linhaça na dieta também é uma atitude recomendada. Isso porque eles tem fibras e ômega 3, e promovem um adormecimento mais saudável.

Leguminosas

Por fim, alimentos como grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja contêm triptofano, o que favorece a produção de serotonina e melatonina, promovendo assim noites mais tranquilas.

O que evitar comer

Café

Quem nunca teve uma noite de insônia e no dia seguinte bebeu mais café do que deveria. A bebida estimula o organismo e dá a sensação de energia momentânea. Esse efeito ocorre porque o seu principal componente é a cafeína, uma substância estimulante.

No entanto, em excesso, agrava ainda mais o problema da insônia. Ou seja, gera um ciclo vicioso e nada saudável. Por isso, pegue leve no café.

Alimentos muito açucarados

Geralmente, os doces são consumidos como uma forma de compensar o estresse e oferecem uma satisfação momentânea. No entanto, alimentos ricos em açúcar causam picos de glicose e insulina, provocando um estado de alerta no corpo que também pode ser negativo para o corpo durante a noite.

Sendo assim, por mais que seja tentador, nesses casos, a recomendação é passar longe de itens como chocolate ao leite, sobremesas e itens com açúcar em excesso.

Gorduras e frituras

As refeições com alta densidade de gorduras (principalmente a saturadas) podem causar insônia, dificuldade para dormir e noites agitadas. Por isso, o indicado é manter uma dieta mais leve antes de deitar.

Bebidas alcoólicas

Apesar de as bebidas alcoólicas promoverem o relaxamento muscular, o consumo é associado à piora da qualidade do sono, maior risco de ronco e curta duração. Geralmente, quem consome álcool tem um sono superficial sem efeito reparador.

Isso porque bebida prejudica a fase REM (sigla para "movimento rápido dos olhos", em inglês) do sono. E é neste momento em que o corpo consolida a memória e relaxa.

Além disso, as chances de acordar de ressaca após ingerir bebidas alcóolicas são altas, por isso, evite-as se estiver planejando descansar e acordar bem no dia seguinte.

Alimentos apimentados

Consumir alimentos apimentados, como pimenta e molhos apimentados, antes de se deitar pode provocar uma noite mal dormida. Isso porque é comum que provoquem indigestão e piorem sintomas de azia e refluxo. Também aumentam a irritação estomacal, o que também atrapalha o sono.

Compartilhe  

últimas notícias