Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

ALERTA: Aumenta número de internações por infarto no Brasil

Infarto. - Imagem: Freepik
Infarto. - Imagem: Freepik
Agenor Duque

por Agenor Duque

Publicado em 08/08/2023, às 06h05


O Instituto Nacional de Cardiologia faz importante alerta sobre o aumento alarmante dos números de internações no Brasil em decorrência de infarto.

O infarto do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é o falecimento das células da região muscular do coração, devido à formação de um coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo de forma abrupta e intensa. É mais comum em idosos, mas há ocorrências deste mal em populações jovens.

De acordo com a entidade, os casos aumentaram em alarmantes 150%, de 2008 a 2022, tendo alta, entre homens, de 158%, elevando o número mensal de casos de 5.282 para 13.645, e entre mulheres, de 157%, passando de 1.930 casos por mês para 4.937, em média. Estudos na área apontam que os infartos mais comuns são no miocárdio, parte muscular do coração, responsável pela circulação sanguínea.

As pesquisas do INC têm como base dados do Sistema de Internação Hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde, que representa aproximadamente 75% dos pacientes no país.

Aurora, diretora-geral do INC aponta alguns dos fatores que aumentam os riscos de infarto, dentre eles a obesidade, além do frio, que, conforme ela, faz aumentar a incidência de casos. Só em 2022, os casos de infarto no inverno foram 27,8% mais em mulheres e 27,4% maior em homens, quando comparados com os casos ocorridos no verão. A explicação para este fato é que o frio faz os vasos sanguíneos contraírem, diminuindo-      -lhes o diâmetro, segundo apontam especialistas.

Complicações advindas de doenças cardíacas, como o infarto, são a principal causa de morte no Brasil. O número de óbitos por essas doenças é significativo, já que só entre 2017 e 2021 quase 7.500 pessoas perderam a vida em decorrência delas.

É importante estar atento a outros fatores que podem desencadear infartos, tais como pressão arterial alta (hipertensão) e diabetes, que devem ser acompanhados e devidamente tratados.

Outro fator que chama a atenção, como possível desencadeador de quadros de infarto é a idade avançada, o que deve preocupar, já que houve um aumento da expectativa de vida e tem-se observado um aumento no número da população de idosos no país

Vale mencionar que a ocorrência de infarto em jovens, apesar de menos recorrentes, costumam ser mais graves, pois as placas de gordura mais novas são mais perigosas; em geral são fulminantes, levando a óbito nas primeiras horas, sem possibilidades significativas de salvar o paciente ou tratar-lhe complementarmente.

Como perceber que alguém está tendo um infarto?

Deus fez o corpo com uma série de “alarmes”, por isso, o corpo costuma “avisar” que o coração não está bem e que um infarto está prestes a ocorrer. Dentre os principais sintomas estão a fadiga excessiva, mesmo que não se tenha empreendido grande esforço físico ao longo do dia; dores estomacais e na região do peito; náuseas, tontura, falta de ar, suor frio, espasmos no pescoço e na mandíbula; dor e dormência nos braços.

É importantíssimo atentar para esses sinais, já que quanto maior o tempo decorrido entre o início deles até à obstrução arterial de fato, maiores as chances de sequelas sérias e óbito.

Como prevenir é melhor que ter de remediar, seguem alguns hábitos que podem minimizar as chances de alguém vir a sofrer um infarto: boa qualidade de vida, evitando--se o consumo de álcool e cigarro; adotando prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada; buscar ter boa qualidade de sono e evitar exposição constante a estresse; cuidar dos índices de colesterol.

Compartilhe  

últimas notícias