Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Marina condena 'boiadas' e anuncia nova secretaria contra desmatamentos

A nova ministra fez críticas à gestão do ex-ministro Ricardo Salles

Marina condena 'boiadas' e anuncia nova secretaria contra desmatamentos - Imagem: reprodução Instagram @_marinasilva_
Marina condena 'boiadas' e anuncia nova secretaria contra desmatamentos - Imagem: reprodução Instagram @_marinasilva_

Vitória Tedeschi Publicado em 04/01/2023, às 17h45


A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) assumiu nesta quarta-feira (4) o cargo de ministra do Meio Ambiente. É a segunda vez que Marina Silva ocupa o cargo - ela também foi ministra de Lula (PT) entre 2003 e 2008, nos dois primeiros mandatos do petista como presidente da República.

A solenidade, que aconteceu em Brasília, lotou o Salão Nobre do Palácio do Planalto e a organização teve de abrir um segundo espaço para abrigar os convidados.

Participaram da cerimônia, entre outros, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, além de ministros do governo Lula (PT), como Rui Costa (Casa Civil) e Cida Gonçalves (Mulheres).

Em seu discurso de posse, Marina citou políticas ambientais adotadas pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que, segundo ela, foram um "desrespeito com o patrimônio socioambiental brasileiro".

Sou tomada pela preocupação, o estarrecimento e a tristeza ao ver que este Palácio foi palco, nos últimos anos, de vários atos contra a democracia, o povo, a ciência, a saúde, o meio ambiente, os interesses estratégicos e econômicos do Brasil. Enfim, contra a própria vida", afirmou Marina no início de seu discurso.

Ela ainda fez referência à expressão "passar a boiada", usada pelo ex-ministro Ricardo Salles, do governo Jair Bolsonaro (PL), quando ele defendeu a aprovação de flexibilizações ambientais em meio à pandemia de Covid-19.

"Boiadas passaram por onde deveria passar apenas proteção. Vários parlamentares se colocaram à frente de todo esse processo de desmonte", disse ela.

Secretaria Nacional de Mudança Climática

Além disso, outro ponto importante do discusso de Marina foi o anúncio da criação de uma secretária para fazer o controle do desmatamento no país.

Segundo dados Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a área de floresta desmatada da Amazônia Legal em 2022 foi a maior dos últimos 15 anos. De agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo.

"Quando chegarmos ao desmatamento zero, não precisará da Secretária Extraordinária de Desmatamento. Então, esse secretário sabe que a taxa de sucesso dele será medida no dia que o presidente extinguir a secretária extraordinária de desmatamento", apontou.

Outras medidas anunciadas

A nova ministra também disse que quer adotar as seguintes medidas:

  • Criação das secretarias do Controle do Desmatamento, da Bioeconomia, da Gestão Ambiental Urbana e Qualidade Ambiental e dos Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável;
  • Retomada do controle do Serviço Florestal Brasileiro e da Agência Nacional de Águas (ANA);
    retomada do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDam);
  • Mudança do nome da pasta para "Ministério do Meio Ambiente e da Mudança Climática" para refletir o atual debate mundial;

Confira o discuso de Marina na íntegra:

Compartilhe  

últimas notícias