Diário de São Paulo
Siga-nos
NOVO GOVERNO

Lula anuncia ministros para a nova Esplanada

A princípio, a presença predominante é de petistas

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / LULA
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / LULA

Marina Roveda Publicado em 09/12/2022, às 09h29


O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva começa a dar rostos e nomes ao novo governo que assumirá o país no dia 1º de janeiro de 2023. Ele anunciará hoje, no CCBB, integrantes do primeiro escalão.

A priori, serão anunciados o ex-ministro Fernando Haddad para a pasta da Fazenda; o ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro para a Defesa; o governador da Bahia, Rui Costa, para a chefia da Casa Civil; o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino para Justiça e Segurança Pública; e o embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, para o Itamaraty.

Planejando acalmar os ânimos dos direitistas, Lula deu os nomes dos futuros comandantes das Forças Armadas. O oficialato ainda é muito ligado ao presidente atual, Jair Bolsonaro

Considerado um dos mais hábeis articuladores políticos, José Múcio Monteiro ajudou a aprovar projetos de interesse das Forças Armadas em Brasília. 

"José Múcio Monteiro é um bom nome, não é aventureiro, tem um ótimo trânsito entre os militares e conhece bem as funções das Forças Armadas por causa do trabalho que desempenhou no TCU", disse um militar de alta patente ouvido pelo Correio. 

Com Monteiro à frente da Defesa, hoje será divulgado também os futuros comandantes das três Forças. Para o comando do Exército irá o general Júlio César de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção.

Para as águas brasileiras, deve ser nomeado o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, que, atualmente, ocupa o cargo de comandante de Operações Navais da Marinha.

E, para comandar os ares brasileiros, foi conduzido o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atualmente chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

Compartilhe  

últimas notícias