Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

VÍDEO: ex-ministro Ricardo Salles briga feio com deputado Janones nos bastidores do debate

Discussão começou após vaias à resposta de Lula sobre corrupção

Briga começou após vaias à resposta de Lula sobre corrupção - Imagem: Youtube UOL
Briga começou após vaias à resposta de Lula sobre corrupção - Imagem: Youtube UOL

João Perossi Publicado em 29/08/2022, às 08h35


Mesmo os bastidores do debate presidencial de domingo (28), transmitido pela Band, geraram assunto para os mais ligados na política. Durante uma fala de Lula, o ex-ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles (PL) trocou xingamentos com o deputado federal André Janones (Avante).

O embate, que começou após uma fala de Lula (PT), aconteceu na sala onde se reuniam os convidados presidenciais. Segundo relata reportagem do UOL, enquanto Lula respondia a primeira pergunta feita por Jair Bolsonaro(PL), a comitiva presidencial gritava xingamentos como "ladrão", o que encobriu a fala do ex-presidente.

O deputado e advogado Marco Aurélio de Carvalho, fundador do grupo Prerrogativas, se levantou para pedir silêncio, alegando que as vaias poderiam acontecer, mas após a fala.

Nesse momento Janones e Salles levantaram e começaram a trocar insultos. O ex-ministro do Meio Ambiente, conhecido pela infame frase "ir passando a boiada", e o deputado Janones gritaram por mais de um minuto, e conforme as tensões foram escalando, convidados de diversas comitivas entraram em cena para separar os dois, que ameaçaram trocar socos.

Ao UOL, Salles afirmou que concordou com a postura de Marco Aurélio, que pediu uma pausa nas vaias para tentar escutar a fala de Lula, mas que se levantou para responder à Janones: "Ele levantou com o celular na mão para filmar. Só queria causar na internet".

Já Marco Aurélio afirmou que se incomodou com as ofensas proferidas os dois lados. O advogado afirmou que as campanhas devem respeitar as diferenças, e que se fossem mesmo vaiar, que esperassem até o final das falas de cada candidato:

"Não quero briga. Quando o Janones se exaltou fui lá retirá-lo porque não queria confusão", afirmou o advogado, que é coordenador jurídico da campanha petista.

Segundo repórteres da UOL, o clima no lounge em que as comitivas se reuniam era de "quinta série". Enquanto a oposição aplaudia pronunciamentos como o de Simone Tebet (MDB), que afirmou em sua primeira fala que é preciso mudar o presidente, apoiadores bolsonaristas gritavam "mito" antes, durante e depois de cada fala do atual presidente do Brasil, além de gritar "ladrão" e outras ofensas durante fala do ex-presidente Lula. 

Veja momento da briga:

Compartilhe  

últimas notícias