Diário de São Paulo
Siga-nos
Diplomacia

Lula viaja aos EUA para reunião com presidente Joe Biden

O presidente pretende discutir desafios econômicos, climáticos e de direitos humanos com o democrata norte-americano

Presidente Lula em evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF) - Imagem: divulgação/Secretaria de Comunicação Social
Presidente Lula em evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF) - Imagem: divulgação/Secretaria de Comunicação Social

Mateus Omena Publicado em 08/02/2023, às 18h21


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcará em Washington, nos Estados Unidos, na quinta-feira (9), para sua primeira visita ao país em seu novo mandato como Presidente da República. O político se encontrará com o presdiente Joe Biden (Democrata).

O chefe do executivo estará acompanhado dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial).

Outros membros de sua base de apoio também estarão na viagem, como o Assessor Especial embaixador Celso Amorim, do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio, Márcio Elias Rosa, e do senador Jaques Wagner.

Lula e sua equipe serão recebidos pelo presidente dos Estados Unidos, na Casa Branca, na sexta-feira (10).

A visita diplomática de Lula aos EUA ocorre devido ao convite feito por Biden logo no início do mandato do petista. O encontro entre os dois presidentes visa à retomada das relações entre os países no ano em que completam 200 anos.

Novos compromissos

A reunião de Lula com o chefe do executivo dos EUA tratará de diversos desafios enfrentados pelas duas nações, como radicalização política, crimes de ódio nos ambientes digitais e ameaças golpistas à democracia, principalmente pelos ataques de 8 de janeiro, nos prédios dos Três Poderes, em Brasília (DF).

A agenda do político também inclui outras temáticas como retomada do compromisso do Brasil com a conservação ambiental e combate às mudanças climáticas e busca de um maior engajamento dos países desenvolvidos no cumprimento de seus compromissos de financiamento na área climática.

Em relação às pautas econômicas, a equipe de Lula pretende abordar oportunidades de investimentos, especialmente na transição energética e geração de energia limpa, e uma maior integração das cadeias produtivas. Além de reforçar os laços comerciais do Brasil com os Estados Unidos, que são o segundo maior parceiro comercial do país e principal destino das exportações de produtos industrializados.

Lula também planeja dar atenção à agenda de direitos humanos, enfatizando a urgência no combate à fome e à pobreza em escala global. Assim como os direitos dos povos indígenas e o combate ao racismo.

Compartilhe  

últimas notícias