Presidente chinês se manifestou com austeridade em relação á abordagem americana
Mateus Omena Publicado em 29/07/2022, às 18h23
Por duas horas e 17 minutos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o presidente da China, Xi Jinping, na quinta-feira (28) sobre o impasse envolvendo o controle de Pequim sobre a ilha de Taiwan.
"Aqueles que brincam com fogo perecerão nele. Espera-se que os EUA estejam atentos a isso", alertou o presidente chinês ao colega norte-americano.
O representante do Partido Comunista ressaltou que Pequim "firmemente se opõe à secessão visando a independência de Taiwan e à interferência externa".
"Nunca permitiremos qualquer forma de espaço para as forças da 'independência de Taiwan'. A salvaguarda resoluta da soberania nacional e da integridade territorial da China é a firme vontade de mais de 1,4 bilhão de chineses", disse Xi.
Apesar da intimidação chinesa, Joe Biden, 79, adotou um comportamento mais tolerante e garantiu a Xi que não houve mudanças na política norte-americana em relação a Taiwan.
Os dois presidentes concordaram em organizar o que seria a primeira cúpula presidencial desde a posse de Biden, já que a conversa telefônica da quinta-feira (28) foi a quinta reunião virtual entre ambos.
Uma funcionária do governo dos EUA, que preferiu manter sua identidade em anonimato, informou que, durante a conversa, Biden e Xi falaram sobre a importância de se encontrar pessoalmente. Segundo a testemunha, as respectivas equipes começarão tratativas para decidirem sobre o momento certo para o encontro.
Em comunicado oficial, a Casa Branca declarou que a conversa telefônica com Xi "foi parte dos esforços do governo Biden em manter e aprofundar as linhas de comunicação entre os EUA e a China e em gerenciar, de forma responsável, as diferenças, além de trabalhar as áreas em que os interesses se alinham".
"Os dois presidentes debateram uma série de temas importantes para as relações bilaterais e outros assuntos globais e regionais, e encarregaram suas equipes de continuarem acompanhando a conversa de hoje (ontem), em particular para abordar as mudanças climáticas e a segurança sanitária", diz a nota.
"Sobre Taiwan, o presidente Joe Biden sublinhou que a política dos Estados Unidos não mudou e que os EUA fortemente se opõem a esforços unilaterais para mudar o status quo ou minar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan".
Leia também
SURUBA? Vídeo vazado de sexo entre prefeito e 2 mulheres causa polêmica na web
O beijo é uma das últimas fronteiras de esperança para sermos felizes
VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas
VIRALIZOU! Vídeo íntimo de pastor fazendo sexo com obreiro cai na rede
Tecladista de Fernanda Brum é acusado de abuso e cantora gospel se pronuncia
Falece aos 52 anos o desenhista e dramaturgo Ribamar Araújo
ELIZA SAMUDIO: Netflix anuncia estreia de documentário sobre assassinato que parou o Brasil
VÍDEO: Deolane Bezerra deixa a cadeia e é ovacionada por fãs; assista
“Hobby que saiu do controle”, diz Selena Gomez sobre carreira musical
Águia ataca bebê de 1 ano em casa na Noruega