Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo 2023

Lula e Dino, ministro da Justiça, devem se reunir nesta quarta para debater ataques à creches e escolas

Quatro crianças morreram e quatro ficaram feridas após o massacre desta quarta (05)

Segundo informações da Polícia Militar, quatro crianças morreram e três ficaram feridas, uma delas em estado grave.  O crime aconteceu no início da manhã na creche Cantinho do Bom Pastor, no bairro Velha - Imagem: reprodução/Twitter @LulaOficial e @ricardostuckert
Segundo informações da Polícia Militar, quatro crianças morreram e três ficaram feridas, uma delas em estado grave. O crime aconteceu no início da manhã na creche Cantinho do Bom Pastor, no bairro Velha - Imagem: reprodução/Twitter @LulaOficial e @ricardostuckert

Thais Bueno Publicado em 05/04/2023, às 15h19


Na manhã desta quarta-feira (05), uma creche localizada em Blumenau, no estado de Santa Catarina (SC), foi alvo de um ataque. Segundo informações da Polícia Militar, quatro crianças morreram e três ficaram feridas, uma delas em estado grave.

O crime aconteceu no início da manhã na creche Cantinho do Bom Pastor, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular, segundo informações do g1.

Os recentes ataques em instituções de ensino (a tragédia em Aracruz em novembro do ano passado, o adolescente que matou uma professora na Escola Estadual Thomazia Montoro no dia 27 de março e agora as vítimas da creche) tem chamado a atenção.

É justamente por conta disso que Lula e Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, deverão se reunir para debater estes casos ainda nesta quarta-feira (05). Vale mencionar que a reunião foi marcada de última hora, já que não estava na agenda de nenhum dos dois políticos.

Quem fez o anúncio da mudança em seus cronogramas foi o próprio Dino em sua conta oficial em uma rede social. "Minha solidariedade profunda às famílias das vítimas dos crimes em Blumenau. Como pai, sinto a dor na alma, pois a conheço".

"Estarei com o presidente Lula daqui a pouco para o debate de medidas de apoio aos estados, municípios, escolas privadas e suas comunidades", afirmou o ministro. 

Diversos políticos se pronunciaram sobre o ataque à creche

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um dos primeiros a lamentar o ataque que aconteceu na creche de Blumenau. Em sua conta oficial no Twitter, o comandante do país escreveu a seguinte mensagem:

"Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor. Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse".

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, também se pronunciou sobre o ocoriddo e prestou suas condolências aos amigos e familiares das vítimas e feridos do ataque. 

"Recebi com angústia e preocupação, as notícias que chegam de SC sobre o ataque à creche Bom Pastor em Blumenau. Manifesto minhas condolências aos pais pela inimaginável dor da perda de seus filhos, bem como minha solidariedade à comunidade escolar e à sociedade Blumenauense".

Atual ministro da Educação, Camilo Santana postou em suas redes sociais nesta quarta-feira (05) que está realizando o acompanhamento das investigações. Ele também lamentou a situação.

"Recebemos chocados a informação do ataque a uma creche em Santa Catarina, vitimando crianças indefesas e provocando uma dor imensurável às famílias e angústia à população. Minha solidariedade a todos diante dessa tragédia, que comove o país. Entrei em contato com o governador [de SC] Jorginho Mello  e estamos acompanhando o caso".

Fernando Haddad mandou suas condolências e solidariedade às vítimas. Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas também deu seu depoimento. 

"Gostaria de externar meu profundo pesar pela tragédia ocorrida em Blumenau, nesta manhã, e minha solidariedade às famílias e ao povo de Santa Catarina. Minhas orações neste momento de consternação e tristeza", afirmou o governardor.

Compartilhe  

últimas notícias