Diário de São Paulo
Siga-nos
MUNDO

Rei Charles III envia carta afetuosa para presidente Lula; saiba o que ele disse

O conteúdo foi compartilhado por Stephanie Al-Qaq, Embaixadora do Reino Unido no Brasil

Presidente Lula recebeu carta afetuosa do Rei Charles III - Imagem: reprodução Twitter
Presidente Lula recebeu carta afetuosa do Rei Charles III - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 02/01/2023, às 13h21


O prestígio internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é inegável. Ainda assim, o político, cuja cerimônia de posse foi realizada no último domingo (01), se surpreendeu ao receber uma mensagem do Rei Charles III.

Através de uma carta divulgada por Stephanie Al-Qaq, Embaixadora do Reino Unido no Brasil, o filho da falecida Rainha Elizabeth II estendeu votos de felicitações ao petista, por sua terceira eleição.

O conteúdo foi compartilhado pela própria Stephanie em seu Twitter e, no texto, o monarca inglês fez questão de reforçar a parceria entre os dois países e destacou a atenção à preservação dos povos indígenas e da Floresta Amazônica.

O importante documento foi entregue em mãos ao presidente Lula durante a recepção a chefes e representantes de estado durante protocolo da posse presidencial.

Confira o conteúdo na íntegra

“Sr. Presidente, gostaria de estender-lhe minhas afetuosas felicitações por novamente tornar-se Presidente da República Federativa do Brasil. Historicamente tem existido uma amizade calorosa e uma forte parceria entre o Brasil e o Reino Unido, a qual anseio ver se aprofundar durante vossa Presidência”.

“Há muito que nossos países podem realizar para apoiar os mais vulneráveis. Através da mobilização de investimentos, ciências e tecnologia, podemos colaborar para estimular o desenvolvimento sustentável e enfrentar os grandes desafios do nosso clima, da natureza e em relação à segurança alimentar. Senti-me encorajado ao ouvir-lhe enfatizar a necessidade urgente de abordar a crise climática durante vosso discurso de vitória e na COP27.

Isso me trouxe memórias de minha visita à Amazônia em 2009, onde testemunhei em primeira mão os efeitos terríveis do desmatamento e das mudanças climáticas na floresta tropical e para os povos indígenas e comunidades que lá vivem. Espero ver o Brasil e países ao redor do mundo continuarem a fortalecer a cooperação em questões que nos afetam tão profundamente. Envio-lhe, e ao povo do Brasil, meus melhores votos. Charles R.”.

Compartilhe  

últimas notícias