Diário de São Paulo
Siga-nos
Mundo

Lula chega aos Emirados Árabes após visita à China

Luiz Inácio Lula da Silva encontrou com o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi neste sábado (15)

Luiz Inácio Lula da Silva encontrou com o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi neste sábado (15) - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial
Luiz Inácio Lula da Silva encontrou com o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi neste sábado (15) - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial

Jessica Anjos Publicado em 15/04/2023, às 18h03


O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou nos Emirados Árabes neste sábado (15) e se encontrou com o presidente Mohammed Bin Zayed Al Nahyan na cidade de Abu Dhabi.

De acordo com o G1, Lula chegou ao país perto das 7h (horário de Brasília) depois de ter passado dois dias em sua visita oficial à China. No país chinês, o presidente se encontrou com Xi Jinpinge outras autoridades, além de assinar mais de 15 acordos bilaterais com o país. 

Após se encontrar com o presidente dos Emirados Árabes, Lula disse que "foi uma visita altamente proveitosa".

Nas redes sociais, o Presidente do Brasil escreveu que "os Emirados são o país da região que mais investe no Brasil, serão sede da COP-28 esse ano e irão ampliar investimentos em biocombustíveis e energias renováveis". 

Volto ao país 20 anos depois para reforçar a relação entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos", comentou Lula.

Lula visitou o país em 2003 e foi o primeiro presidente brasileiro a ir aos Emirados Árabes. Além dele, Jair Bolsonaro também visitou a região em uma viagem oficial. Então, esta é a terceira vez que um presidente brasileiro visita o local.

O governo brasileiro afirma que os Emirados Árabes Unidos fazem parte dos três principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio. Durante o ano de 2022, o comércio entre os dois países alcançou US$ 5,7 bilhões, 74% a mais quando comparado ao ano anterior, 2021. 

O agronegócio é a principal troca comercial entre o Brasil e Emirados Árabes, que representa cerca de 60% das exportações brasileiras no país árabe.

Compartilhe  

últimas notícias