Diário de São Paulo
Siga-nos
Acordos

Lula assina acordo com imprensa estatal da China

O acordo será selado durante a viagem do presidente para Pequim

Lula assina acordo com imprensa estatal da China - Imagem: Agência Brasil
Lula assina acordo com imprensa estatal da China - Imagem: Agência Brasil

Nathalia Jesus Publicado em 10/04/2023, às 10h42


Ainda nesta semana, o governo Lula irá assinar um acordo com o maior grupo da imprensa estatal da China. O protocolo será selado durante a visita do presidente brasileiro em Pequim, como parte de um dos 20 acordos que serão assinados entre os países.

Especificamente no caso da imprensa, o acordo acontece entre o Grupo de Mídia da China (CMG) e a Secretaria de Relações Institucionais do governo brasileiro. O grupo chinês foi estabelecido em 2018 e conta com redes como a Central China Television, China National Radio, entre outras.

O UOL obteve acesso ao texto do acordo, que define como meta "reforçar a cooperação com as imprensas brasileiras, aumentar a confiança mútua e promover o desenvolvimento das relações entre os dois países".

O protocolo prevê "troca e cooperação de conteúdos em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável dos dois países".

Na China, a imprensa é controlada integralmente pelo estado. O tratado entre os dois países define que a cooperação deve ocorrer por dois anos e automaticamente renovada por mais dois.

Também fica estabelecido o livre intercâmbio entre as federações. Ou seja, profissionais chineses poderão atuar no Brasil e profissionais brasileiros também poderão fazer estágios na China.

Um dos principais pontos do acordo é a questão da produção de conteúdo audiovisual. "A Secretaria de Relações Institucionais auxilia na promoção à comunidade brasileira de conteúdo audiovisual produzido pela CMG que refletem os laços políticos, econômicos, culturais e sociais entre China e Brasil", diz.

De acordo com o texto, "ambas as partes concordam em intensificar intercâmbios e cooperação acerca da inovação de tecnologias". Está ainda prevista a organização de eventos e indica que a Secretaria de Relações Institucionais "fornece informações sobre seus eventos para a CMG acompanhar a cobrir".

A viagem para Pequim deveria ter acontecido há duas semanas. Porém, por conta de uma pneumunia, o presidente brasileiro precisou adiar os compromissos. O embarque para Pequim deve acontecer na próxima terça-feira (11). No entanto, o encontro com presidente chinês, Xi Jinping, ocorrerá apenas no dia 14 de abril.

Compartilhe  

últimas notícias