Diário de São Paulo
Siga-nos
Crise

Lula sobrevoa áreas atingidas pelas fortes chuvas no Maranhão; veja vídeo

O presidente foi conversar com prefeitos e autoridades locais sobre a crise

Lula sobrevoa áreas atingidas pelas fortes chuvas no Maranhão - Imagem: reprodução Ricardo Stuckert
Lula sobrevoa áreas atingidas pelas fortes chuvas no Maranhão - Imagem: reprodução Ricardo Stuckert

Vitória Tedeschi Publicado em 09/04/2023, às 14h35


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou, na manhã deste domingo (09), a cidade de Trizidela do Vale - um dos mais prejudicados entre os 64 municípios do Maranhão que enfrentam os impactos de fortes chuvas há semanas.

Lula viajou acompanhado dos ministros da Justiça, Flávio Dino; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e da Previdência e Trabalho, Luiz Marinho.

Em pronunciamento à imprensa após a visita, Lula disse que foi ao Maranhão fazer "visita de conforto", e disse que é preciso cuidar das pessoas que pedem colchões, butijões de gás e outras necessidades básicas. Segundo ele, oferecer essa ajuda é "algo que o governo pode fazer", mas não detalhou medidas.

Lula disse que uma atuação conjunta de governos federal, estadual e municipal é "obrigatória" em situações de emergência.

Para além de ajudas imediatas aos afetados pelas chuvas, Lula disse que é preciso pensar na prevenção de novos desastres no processo de reconstrução das áreas alagadas. "Nos projetos de construção de novas casas, precisamos convencer as pessoas de que não é possível construir a casa num lugar que a gente sabe que vai dar enchente", disse o presidente.

As fortes chuvas deixaram mais de 35 mil famílias foram afetadas, sendo que 7700 estão desabrigadas ou desalojadas. Seis mortes foram registradas desde o início de março.

Compartilhe  

últimas notícias