Decisão do ministro do STF aconteceu depois da 'omissão' de Ibaneis Rocha

Manoela Cardozo Publicado em 09/01/2023, às 10h33
Com o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), Celina Leão (PP) assumiu o cargo de governadora do Distrito Federal pelos próximos 90 dias.
Celina, que é vice de Ibaneis, passa a ser a chefe do Executivo local depois da decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito das manifestações antidemocráticos.
Vale ressaltar que o ministro foi extremamente enfático ao destinar a penalidade apenas a Ibaneis Rocha. Sendo assim, a decisão não se estendeu a Celina e ela ocupou a cadeira máxima do Palácio do Buriti a partir desta segunda-feira (09).
Moraes tomou a decisão depois das ações terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que resultaram na destruição da Praça dos Três Poderes.
No último domingo (08), inúmeros manifestantes invadiram e depredaram as sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.
Alexandre de Moraes justificou sua decisão com base no artigo 319, VI, do Código de Processo Penal, que prevê a "suspensão do exercício de função pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais".
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

Sabesp conclui primeira fase de reparos em cratera que deixou nove desabrigados em Osasco

Morte de pastor durante ação policial gera protesto no Jardim São Francisco

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Anvisa libera nova vacina contra a gripe para pessoas a partir de seis meses

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

Ônibus da EMTU invade casa após motorista errar caminho em Itapevi