Diário de São Paulo
Siga-nos
INTERVENÇÃO

Alexandre de Moraes afasta governador do DF

Decisão do ministro do STF se deu após questionamentos sobre a omissão de Ibaneis Rocha na atuação em atos terroristas

Ibaneis Rocha e Alexandre de Moraes. - Imagem: Reprodução | YouTube
Ibaneis Rocha e Alexandre de Moraes. - Imagem: Reprodução | YouTube

Marina Roveda Publicado em 09/01/2023, às 10h14


Foi determinado na madrugada desta segunda-feira (09) o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias. A determinação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O ministro afirma na decisão que “a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.

Moraes acredita ainda que “absolutamente nada justifica a omissão e conivência do secretário de Segurança Pública e do governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos”.

A medida acontece após os atos terroristas de simpatizantes do ex-presidente, Jair Bolsonaro(PL), deixarem um rastro de destruição na Praça dos Três Poderes. As sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional foram depredadas.

Compartilhe  

últimas notícias