Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

Governo de São Paulo: conheça os 10 candidatos e suas principais propostas

O foco não pode ficar totalmente na disputa presidencial, é importante entender melhor quem são os candidatos ao governo

Os dez candidatos têm propostas focadas nas mais diferentes áreas - Imagem: reprodução Instagram @fernandohaddadoficial @rodrigogarciaoficial @tarcisiogdf
Os dez candidatos têm propostas focadas nas mais diferentes áreas - Imagem: reprodução Instagram @fernandohaddadoficial @rodrigogarciaoficial @tarcisiogdf

Manoela Cardozo Publicado em 29/09/2022, às 08h51


Você já decidiu para quem vai o seu voto no governo do Estado?

Com a proximidade das eleições no próximo domingo (22), muito se tem discutido sobre os candidatos à presidência da República. Porém, os candidatos ao governo do Estado de São Paulo e suas propostas não podem ser deixados de lado.

Com isso, é importante relembrar as dez candidaturas na disputa pela vaga no Palácio dos Bandeirantes e suas principais propostas.

Altino Júnior (PSTU)

altino-junior-pstu
Altino Júnior já concorreu à Prefeitura de São Paulo / Imagem: divulgação PSTU

O candidato é natural de São Luís (MA) e formado em Matemática. Trabalha no Metrô de São Paulo há 25 anos e é coordenador geral do Sindicato dos Metroviários, tendo, anteriormente, ocupado a presidência da entidade.

Altino fez parte das manifestações contra o aumento das passagens no ano de 2013 e acabou sendo preso. Em 2016, concorreu à Prefeitura da capital paulista e agora, é candidato a governador do estado.

Ao G1, Júnior disse que sua proposta é a estatização das rodovias, mantendo a boa qualidade e os impostos. Ainda, diz que ao invés de servir para dar dinheiro para um punhado de empresários, servirá para atender à população.

Antonio Jorge (DC)

antonio-jorge-dc
Suas promessas têm como prioridades de ações do Estado o acesso universal à saúde e à educação / Imagem: reprodução G1

Antonio Jorge Filho, de 69 anos, é advogado e disputa a sua terceira eleição. O candidato é nascido na cidade de São Paulo (SP) e em 2012, foi candidato a vereador por Taubaté (SP), conquistando a suplência.

Tentou também vaga como Deputado Estadual em 2018, mas não obteve sucesso. Desta vez, é candidato ao governo do estado de São Paulo (SP).

Antonio reproduz, com escassas diferenças, o mesmo plano de governo do candidato à Presidência do mesmo partido, Eymael. Suas promessas têm como prioridades de ações do Estado o acesso universal à saúde e à educação, segurança, obsessão pelo desenvolvimento e igualdade de oportunidade para todos.

O candidato também defende uma reforma tributária que repense o pacto federativo, com distribuição de atribuições igualitárias de recursos entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

Carol Vigliar (UP)

carol-vigliar-up
Carol disputa um cargo eletivo pela primeira vez / Imagem: reprodução Instagram @carolvigliar.up

Carolina Rejaili Vigliar, popularmente conhecida como Carol Vigliar, tem 40 anos e é ativista e professora de ensino médio.

Nasceu na cidade de São Paulo (SP), atuou no Movimento de Luta nos Bairros: Vilas e Favelas (MLB) e é fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário. Carol disputa um cargo eletivo pela primeira vez.

Em entrevista concedida ao G1, ela promete que como a cidade de São Paulo é uma das maiores regiões do estado, trabalhará para combater a fome e melhorar a educação.

Em relação a educação, diz que realizará, imediatamente, concursos públicos para contratação de mais professores e redução do número de estudantes em sala de aula.

Já com relação à fome, considera que é fundamental fazer uma reforma agrária como nunca se viu no país, valorizando o pequeno agricultor. 

Edson Dorta (PCO)

edson-dorta-up
Caption

Edson Dorta tem 50 anos e é servidor público federal. Nasceu em Campinas (SP), tendo começado sua trajetória política como candidato a deputado federal pelo PCO.

Dorta já foi candidato a prefeito em sua cidade natal e a vice-presidente da República em 2010. Foi também diretor do Sindicato dos Correios da cidade de Campinas e região.

Já nas eleições de 2018, concorreu ao Palácio dos Bandeiras, mas não obteve êxito. Agora, concorre ao governo de São Paulo (SP).

Ao G1, Dorta diz que seu governo tem como prioridade organizar a população através de conselhos populares. Ele ressalta ainda que pode ser tanto em Campinas, em Prudente, Piracicaba, Santos, assim como em toda a região do estado de São Paulo.

Elvis Cezar (PDT)

elvis-cezar-pdt
Elvis Cezar já foi filiado ao PSBD por 19 anos / Imagem: reprodução Instagram @elviscezar_oficial

O candidato é natural de Carapicuíba (SP) e tem 46 anos. Formado em Direito e ex-prefeito de Santana de Parnaíba (SP), foi também vereador da cidade por dois mandatos.

Foi filiado ao PSDB por 19 anos, mas recentemente filiou-se ao PDT para se candidatar a governador de São Paulo (SP).

Em entrevista dada ao G1, diz que sua prioridade é reduzir o valor do pedágio, que tem castigado o povo paulista.

Promete que em seu primeiro dia de governador, decretará auditoria em todas as praças para reduzir o valor absurdo, e também, que dará desconto de 50%, da meia-noite às 5h, para todos os caminhões a fim de reduzir o valor da comida, já que existem seis milhões de pessoas passando fome.

Propõe ainda investir na mulher paulista, ampliando as delegacias 24 horas de Defesa da Mulher e comprando tornozeleiras, uma vez que, em seu governo, “homem que bate em mulher vai andar de tornozeleiras lilás”.

Fernando Haddad (PT)

fernando-haddad-pt
Fernando Haddad foi prefeito de São Paulo em 2012 / Imagem: reprodução Instagram @fernandohaddadoficial

Fernando Haddad tem 59 anos e nasceu na capital paulista. É professor de Ciência Política na USP e político filiado ao PT, possuindo apoio incondicional do ex-presidente Lula, tendo sido, inclusive, ministro da Educação em seus anos de governo.

Em 2012, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo (SP). Disputou as eleições presidenciais em 2018, mas perdeu no segundo turno para Jair Bolsonaro (PL).

Suas principais propostas envolvem o aumento do salário mínimo paulista para R$ 1.580, abertura do Bom Prato Estudantil em regiões mais vulneráveis, enfoque no Bilhete Único Metropolitano, Fundo Emergencial de Combate à Fome de SP com distribuição de cestas de alimentos, leite e vouchers para compra de alimentos saudáveis, rede de colaboração emergencial com os municípios ajudando prefeitas e prefeitos no combate à fome em seus territórios, e apoio às iniciativas de movimentos sociais, coletivos e comunidades para acesso a renda e alimentação.

Gabriel Colombo (PCB)

gabriel-colombro-pcb
Caption

Natural do Rio de Janeiro, Gabriel Colombo vive atualmente em Piracicaba, interior de São Paulo. Com 31 anos, é formado em agronomia pela USP com mestrado em Ecologia Aplicada.

O candidato é militante do PCB desde 2015 e foi anunciado pelo partido como candidato a governador de São Paulo (SP). Suas propostas têm foco nos transportes sobre trilhos, que foram entregues para grandes grupos econômicos que utilizam somente para exportar commodities.

Ao G1, Colombo disse que precisa recriar a FEPASA, as Ferrovias Paulistas, garantindo assim, a expansão das linhas metroferroviárias para o interior do estado de São Paulo.

Propõe conectá-los novamente econômica, cultural, social, e politicamente, gerando muitos empregos nesse processo e garantindo um transporte mais rápido, mais barato e mais acessível para a maioria trabalhadora da população, que “hoje é penalizada com passagens rodoviárias muito caras e pedágios abusivos".

Rodrigo Garcia (PSDB)

rodrigo-garcia-psdb
Seu plano de governo é dividido em 18 temas que abrangem, principalmente, as áreas de Educação, Saúde e Segurança / Imagem: reprodução Instagram @rodrigogarciaoficial

Rodrigo Garcia é o atual governador e candidato à reeleição. Nascido em Tanabi (SP), ele foi presidente nacional do DEM e secretário-geral do partido no estado de São Paulo.

No ano de 2021, filiou-se ao PSDB para se candidatar a governador de São Paulo (SP) em 2022. Seu plano de governo é dividido em 18 temas que abrangem, principalmente, as áreas de Educação, Saúde e Segurança, além de Direitos Humanos, Relações Internacionais, Transportes e Governança Digital, entre outros.

Os temas são elencados em três pilares principais: desenvolvimento social, econômico e sustentabilidade ambiental.

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

tarcisio-freitas-republicanos
Caption

Tarcísio, atualmente com 47 anos, é engenheiro civil e militar da reserva. Foi ministro de Infraestrutura de Jair Bolsonaro e deixou o cargo para candidatar-se a governador do estado de São Paulo (SP) em 2022.

Freitas é natural do Rio de Janeiro e foi diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no governo de Dilma Rousseff. Neste período, foi responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações.

Em suas promessas para possível governo, promete eficiência e esperança. Seus planos envolvem melhorias nas áreas da educação, saúde, segurança pública, justiça e cidadania. Promete amparar também a população de rua e dependentes químicos.

Vinicius Poit (Novo)

vinicius-poit-novo
Vinicius diz que seu plano de governo promete ter o maior ensino profissionalizante que o estado já viu nos moldes do Zema / Imagem: reprodução Instagram @viniciuspoit

Vinicius Poit nasceu em São Bernardo do Campo (SP) e tem 36 anos. Formado em administração e com passagem pelo mercado financeiro, Poit é, atualmente, deputado federal em primeiro mandato.

Em concessão ao G1, Vinicius diz que seu plano de governo promete ter o maior ensino profissionalizante que o estado já viu nos moldes do Zema, tendo inclusive parcerias com o Senai e outras escolas privadas.

Mas afirma que não adianta apenas ter ensino profissionalizante, atrair as empresas, abaixar o imposto. O candidato promete que irá abaixar o ICMS e conectar as regiões com trem, não apenas de carga, mas também de passageiros e melhorar a segurança pública que amedronta tanto os paulistas na capital e está assombrando também todo o interior do estado.

Poit confirma que irá “contratar mais polícias, aumentar o número de BAEPs para combater o crime organizado com dureza”.

Compartilhe  

últimas notícias