Diário de São Paulo
Siga-nos
Lamentável

Fotojornalista é agredida com socos e chutes por manifestantes bolsonaristas

O caso aconteceu no último domingo (8), na Esplanada dos Ministérios

A profissional revelou que teve seu equipamento de trabalho e os celulares roubados e foi agredida com chutes e socos - Imagem: reprodução/Twitter @Metropoles
A profissional revelou que teve seu equipamento de trabalho e os celulares roubados e foi agredida com chutes e socos - Imagem: reprodução/Twitter @Metropoles

Thais Bueno Publicado em 09/01/2023, às 14h46


Na tarde do último domingo (8), o caos tomou conta de Brasília: grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) furaram um bloqueio e invadiram a Esplanada dos Ministérios no Distrito Federal.

Testemunhas registraram imagens do momento em que uma quantidade expressiva de manifestantes conseguiu subir a rampa do Congresso Nacional.

No momento das manifestações bolsonaristas, jornalistas que estavam apenas cumprindo seus papéis para cobrir o evento foram hostilizados. Um dos casos aconteceu com uma fotojornalista do veículo Metrópoles, que deu mais detalhes sobre o assunto em um vídeo que viralizou no TikTok.

Em entrevista para o próprio jornal onde trabalha, a profissional revelou que teve seu equipamento de trabalho e os celulares roubados e foi agredida com chutes e socos pelas pessoas que ali estavam.

De acordo com ela, o ataque ocorreu atrás do prédio do Congresso Nacional, ao lado da rua da Praça dos Três Poderes, próximo ao horário das 15h00, enquanto ela fazia fotos das manifestações.

"Um homem perguntou quem eu era e o motivo de estar tirando fotos. Eu tentei desconversar, mas acabei dizendo que trabalhava na imprensa. Ele, então, começou a gritar que eu não poderia ficar ali", iniciou.

Ao tentar acalmar a situação e diminuir os nervos à flor da pele, ela acabou sendo cercada por um grupo de 10 homens. "Se juntaram ao meu redor gritando e xingando. Tentei sair de lá, mas me deram socos na barriga e pegaram meus equipamentos enquanto me chutavam".

A repórter ainda afirmou que, depois que ela tentou fugir dos ataques e os ânimos foram acalmados, os bolsonaristas exigiram que ela entregasse o celular e o cartão de memória da câmera. "Tiraram da minha mão e me devolveram meus equipamentos de trabalho. O celular e o cartão de memória ficaram com eles".

Após tudo isso, os manifestantesainda tentaram fazer com que a fotojornalista não deixasse o local onde estava. "Tive que me esquivar deles para sair de lá". 

Segundo o Metrópoles, a profissional conseguiu chegar ao Departamento de Polícia para abrir um boletim de ocorrência e sofreu apenas escoriações leves nos braços e nas pernas.

Confira o relato completo da repórter:

@metropolesoficial A fotojornalista Rafaela Felicciano, do #Metrópoles, relatou os momentos de terror que passou ao ser agredida por um grupo de #bolsonaristas durante cobertura dos atos de vandalismo ocorridos neste domingo (8/1) em #Brasília. #TikTokNotícias♬ som original - Metrópoles Oficial

Conforme relatado por testemunhas, outro fotojornalista, da agência internacional Reuters, também foi atacado por bolsonaristas e acabou sendo expulso por eles do Palácio do Planalto.

Compartilhe  

últimas notícias